Prior da Colegiada de Guimarães, Monsenhor José Maria Lima de Carvalho, vai ser homenageado

O Monsenhor José Maria Lima de Carvalho vai ser homenageado na próxima quinta-feira, numa iniciativa organizada por diversas instituições da paróquia de Nossa Senhora da Oliveira. A homenagem destina-se a assinalar as bodas de diamante de ordenamento sacerdotal do actual Prior da Colegiada de Guimarães.

Em declarações ao Grupo Santiago, Marta Nuno, porta-voz da Comissão organizadora desta homenagem com a importância de reconhecer o papel desenvolvido pelo Monsenhor José Maria Lima de Carvalho quando se prepara para abandonar as funções que exerce na paróquia da Oliveira. "Em Setembro será substituído, vai iniciar uma nova etapa da sua vida e, por isso, entendemos que este era o momento", afirmou, realçando que é uma iniciativa em que estão envolvidas diversas instituições da paróquia de Nossa Senhora da Oliveira.

A homenagem vai decorrer precisamente quinta-feira, durante a missa dedicada à Padroeira de Guimarães, pelas 12h00, seguindo-se um almoço de confraternização na Escola Secundária Martins Sarmento, podendo os interessados fazer a inscrição no secretariado da paróquia da Oliveira.

Natural de Joane, foi ordenado na Sé Primaz de Braga a 15 de Agosto de 1959, celebrando a Missa Nova no dia seguinte na igreja paroquial de Joane, vindo depois para Guimarães.
"Comecei o meu ministério sacerdotal nas Oficinas de S. José, hoje Centro Juvenil de S. José, em Setembro desse mesmo ano", disse, numa entrevista publicada em dezembro de 2017, na rubrica «Pessoas & Causas», do jornal O Comércio de Guimarães. 

"Três anos depois veio para a paróquia da Nossa Senhora da Oliveira. Chegou a ser pároco da paróquia de S. Dâmaso, tendo em 1986 voltado para a paróquia da Oliveira. Um ano antes, em 1985, por sugestão do Arcebispo Eurico Dias Nogueira foi distinguido como Monsenhor na classe de Capelão de Sua Santidade.
Desde então tem liderado os destinos da Colegiada de Santa Maria da Oliveira", refere o artigs, em que ao ser questionado sobre a sua Causa, o entrevistado respondeu: "O que me move é a minha paixão a Jesus Cristo. Procuro sentir-me bem naquilo que o sacerdote é, e procuro transmitir, embora numa dimensão muito reduzida, marcar a presença de Cristo na minha vida pessoal e na minha vida em comunidade".

Marcações: homenagem, Monsenhor José Maria Lima de Carvalho, Prior da Colegiada de Guimarães

Imprimir Email