Ordem de São Francisco prepara homenagem a Estela Campos, artista e residente na Instituição

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco vai homenagear Estela Campos, residente no lar daquela Instituição, e considerada uma das mais importantes artistas do movimento abstracionista do Brasil, país onde vai ser igualmente divulgada a sua obra.
O Estado do Pará já contactou a instituição vimaranense, solicitando informações sobre a artista que produziu intensamente nos anos 40, 50 e 60 do século XX.

O Ministro da Venerável Ordem Terceira de São Francisco revelou Estela Campos será brevemente homenageada no Brasil, mais precisamente em Belém, no Estado do Pará, "porque é uma autora impressionista importante e há um grande interesse na divulgação da sua obra".
Belmiro Jordão elucidou que a artista, actualmente com 96 anos, está a viver há mais de 40 anos em Guimarães, tendo doado o seu património artístico à Instituição. "São 334 obras de arte", observou, acrescentando que a artista "nasceu no Rio de Janeiro, filha de de portugueses". "O pai era natural de Guimarães e expressou a vontade de passar os últimos dias da sua vida aqui, em São Francisco, na sua terra natal. Ele veio para cá e ela acompanhou-o. Quando o pai faleceu, ela não quis voltar para o Brasil e, em jeito de gratidão, doou-nos todo o seu património", frisou o responsável, indicando que as suas obras podem ser apreciadas nas paredes da Instituição.
"Apesar da formação obtida na área das artes já que foi uma das melhores e consagradas alunas de Almada Negreiros e de ter as suas obras expostas no Canadá, em Paris, em Lisboa e em Guimarães, a Dra. Estela Campos teve um percurso profissional ligado ao Direito", acrescentou, sublinhando que a Venerável Ordem Terceira de São Francisco já remeteu todos os elementos disponíveis à Embaixada do Brasil.
“Ela formou-se em Direito e exerceu em São Paulo, onde desempenhou funções de juíza. Uma das nossas preocupações é que, enquanto viva, seja feita a devida homenagem à Estela Campos e, por isso, estamos a preparar uma exposição sobre a sua obra que é, de facto, impressionante. Ela tem 96 anos, reside nesta casa na área hospitalar, e queremos fazer uma exposição de quadros e composições desta artista", realçou, sublinhando o mesmo acontecerá com outros autores cujas obras integram o património artístico da Instituição, "como o Nunes, pintor vimaranense do século XIX, ou Roquemont". "Todas essas pinturas estão expostas em galerias separadas podem ser apreciadas por quem nos visitar", apontou.
Recorde-se que Estela Campos não estava só em Guimarães, o seu irmão, Rufino Miranda Pinho Campos, foi uma destacada personalidade do meio empresarial vimaranense, tendo trabalhado durante muitos anos na então Petróleo Mecânica Alfa, onde foi presidente do respectivo Conselho de Administração. Também teve uma passagem profissional na Coelima.

Visitas guiadas ao património artístico

(Belmiro Jordão mostra composição de Estela Campos numa das salas da Instituição)

A partir do mês de Setembro, o espólio artístico da Venerável Ordem Terceira de São Francisco ficará disponível para os visitantes do conjunto monumental. “As pessoas poderão conhecer as salas capitulares onde o Afonso IV fez a pazes com o filho, D. Pedro, por causa de Inês de Castro. A sala capitular é precisamente nos claustros desta casa, bem como todo o património artístico. Haverá visitas guiadas e temáticas. Vamos criar as comodidades necessárias para apoiar os visitantes porque este espaço é único e vale a pena a visita, o conhecimento das riquezas artísticas e até um momento de repouso para apreciar a tranquilidade do lugar", frisou.
"Os visitantes terão a possibilidade de percorrer toda a parte medieval e conhecer a componente histórica e artística da Instituição", continuou, ao observar: "O património da nossa Instituição é riquíssimo. Temos uma biblioteca que está centralizada numa só sala, com primeiras edições de várias obras, e uma colecção de pintura de diversos autores, como a Estela Campos, Roquemont, Nunes, Vieira Portuense".


sexta, 23 agosto 2019 11:49 em Cultura

Marcações: Brasil, artista, Estela Campos, Venerável Ordem Terceira de São Francisco, Estado do Pará, Belém

Imprimir