VÍDEO: Multidão recebeu com aplausos andor da Senhora do Carmo à chegada ao Santuário da Penha

O Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. Jorge Ortiga, presidiu este domingo à 126ª peregrinação anual à Penha, em que milhares de pessoas participaram na procissão iniciada no centro da cidade de Guimarães e que culminou com a chega do andor com a imagem de Nossa Senhora do Carmo ao Santuário.
Durante a homilia da eucaristia, D. Jorge Ortiga lembrou que início de um novo ano pastoral, "é uma oportunidade para repetir o objectivo colocado no programa pastoral, consiste numa aposta da renovação da Igreja, uma renovação que o Papa Francisco considera inadiável".

"Todos nós somos convidados para esta missão", afirmou, assumindo a vontade de "re-concentrar a pastoral na busca de uma vida com esperança, experimentada e oferecida a todos".

"Não podemos ser cristãos calados, nas nossas situações concretas da sociedade teremos de intervir. Hoje, parece-me, a Igreja está a pecar muito por negligência, não nos estamos a intrometer suficientemente na construção da sociedade e permitimos que outros imponham as suas visões, os seus critérios e nós comodamente assistimos aquilo que os outros constroem e que os outros fazem", referiu, fazendo alusão à proximidade das eleições legislativas.

Observando o "local privilegiado da natureza" em que se encontra o Santuário da Penha, D. Jorge Ortiga defendeu a importância do "compromisso de cuidar dela com esmero e dedicação", aludindo à importância da montanha dispôr a partir de hoje da rede pública de abstecimento de água.

 

domingo, 08 setembro 2019 13:37 em Cultura

Marcações: Penha, peregrinação, Santuário da Penha

Imprimir