Jornadas Europeias do Património decorrem no fim-de-semana



Vão decorrer no fim-de-semana as Jornadas Europeias do Património 2019, este ano com o tema «Artes, Património e Lazer» e coordenadas pela Direção Geral do Património Cultural.

Em Guimarães estão programadas várias iniciativas que se estendem pelo território concelhio. Na Casa da Memória é possível apreciar a exposição «Os Rostos do Meu Bairro», na base de um projecto realizado em colaboração com a cooperativa Fraterna. Na Loja Oficina está patente a exposição de António Silva, um artesão com ateliê em Aldão, que se entusiasmou pela prática do modelismo tornando-se num especialista em réplicas de embarcações históricas.

O Museu Alberto Sampaio promove esta sexta-feira a oficina «A Minha personagem preferida», na sequência do teatro de marionetas, onde os alunos poderão participar num ateliê de pintura e retratarem a sua personagem preferida. Sábado realiza-se a iniciativa «À descoberta do Museu Alberto Sampaio», entre as 10h00 e as 17h00. No domingo, decorre a iniciativa «À descoberta da Praça de Santiago», das 10h00 às 17h00, com a ajuda de um divertido guião, onde pequenos e graúdos poderão, de uma forma autónoma, descobrir algumas das curiosidades desta que é uma das praças mais antigas do Centro Histórico de Guimarães.

No Paço dos Duques de Bragança, está programado para sábado, às 15h00, o «Percurso pelo Monte Latito» (Castelo, Igreja de S. Miguel e Paço dos Duques). No domingo, às 15h00, realiza-se o teatro de marionetas – «O Afonso e a Constança, primeiros duques de Bragança!». Durante o fim de semana cumpre-se ainda o roteiro «Da Vila de Cima à Vila de Baixo», que permite conhecer alguns dos principais marcos da história de Guimarães de uma forma divertida. O percurso começa na Vila de Cima, onde estão alguns monumentos ligados à Fundação da Nacionalidade – Castelo e Igreja de São Miguel de Guimarães – e o Paço dos Duques de Bragança, e termina na Vila de Baixo, onde se encontram as principais praças – Praça de Santiago e Praça da Oliveira.

O Museu de Agricultura de Fermentões apresenta esta sexta-feira o projecto «A Escola vai ao Museu», com Professores e Alunos do Agrupamento Fernando Távora e o projecto «O Museu vai à Escola», numa organização de Núcleos Museológicos Temáticos do Museu (EB1 de Penselo e EB1 de Caneiros). Sábado, está prevista a inauguração da Exposição Permanente de Canecas Artísticas, às 11h00, Convívio de «Os Amigos do Museu», às 15h00, Torneio Relâmpago de Sueca, às 15h30 e lanche popular entre os participantes no Torneio de Sueca, às 17h30.

Nas Caldas das Taipas, está agendada a tertúlia «O Património Termal e a actividade turística nas Caldas das Taipas (1818 – 2019)». Sessão realiza-se na sede da Junta de Freguesia, esta sexta-feira, pelas 21h30. Sábado decorre uma visita guiada através de um percurso pelo património termal e turístico de Caldas das Taipas, a partir das 10h30, e terá como guia o historiador António José Oliveira.


sexta, 27 setembro 2019 09:41 em Cultura

Marcações: Jornadas Europeias do Património

Imprimir