Sábado recheado de iniciativas em Guimarães com destaque para o ambiente

A edição deste ano da Green Week em Guimarães prossegue este sábado. O evento que se prolonga até domingo, integra um conjunto de actividades dos mais diversos departamentos municipais e instituições de Guimarães. O festival ambiental de Guimarães – Green Week – é uma iniciativa de sensibilização e consciencialização para a sustentabilidade ambiental que se realiza até domingo.

O Laboratório da Paisagem organiza, este sábado, uma acção de limpeza nas lagoas e charcas do rio Ave, na freguesia de Castelões. A iniciativa terá início às 10h00.

«O impacto da música nas doenças demenciais» é o tema de mais uma sessão do Café Memória de Guimarães. A sessão está agendada para este sábado, na Escola Francisco de Holanda, entre as 10h00 e as 12h00. A participação é gratuita.

O Museu de Agricultura de Fermentões vai promover Jornadas Europeias do Património 2019. Um evento marcado para este sábado. Às 11h00 é inaugurada a exposição permanente de canecas artísticas, de uma colecção particular cedida pela família de Rui Mesquita de Freitas Oliveira, ao Museu de Agricultura de Fermentões.

A Junta de Freguesia de Caldelas promove Jornadas Europeias do Património 2019, com a realização de «Um percurso pelo património termal e turístico de Caldas das Taipas». Iniciativa marcada para as 10h30, na Sede da Junta de Freguesia de Caldelas.

Este sábado a Sociedade Musical de Pevidém prossegue o programa evocativo dos seus 125 anos. As iniciativas que assinalam esta efeméride vão prolongar-se por um ano, numa lógica de proximidade à comunidade. De acordo com o programa, durante o dia, há exibição de grupos da Sociedade Musical de Pevidém. Pelas 21h30, há «cinema em concerto», pela Banda Musical de Pevidém, no Largo da Oliveira.

O Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém promove este fim-de-semana a XXX Desfolhada do Milho. O evento adiado do passado fim-de-semana devido ao meu tempo, tem como objectivo a preservação dos usos e costumes da região, como explica Ana Machado da organização. O evento vai decorrer na Praça Francisco Inácio, este sábado e amanhã, domingo, com início às 21h00.

Em Creixomil decorrem festas em honra de S. Miguel. Este sábado, às 17h00 há aula de zumba, pelas 21h30 há espectáculo de variedades com diversos artistas. 

Este fim-de-semana vão decorrer em Gonça festas em honra de Nossa Senhora do Rosário. Hoje, às 22h00, actua o grupo Ofir Show. 

Em Vermil vão decorrer no fim-de-semana festas em honra de S. Miguel O Anjo. Este sábado, às 15h30, actua o grupo Happy Fit, seguida de cantares ao desafio. Pelas 22h00, actua o grupo João Neto & Leonardo. 

Em Gandarela realiza-se este sábado a II Feira das Colheitas. Trata-se de uma iniciativa que assinala o início da actividade da catequese da paróquia. Uma iniciativa que vai decorrer junto à antiga igreja paroquial, a partir das 14h30, envolvendo a participação de várias instituições locais e a participação especial da oleira Maria Fernanda Braga.

 

Marcações: Cultura

Imprimir Email