Propostas culturais para este sábado

A Sociedade Musical de Pevidém assinala este sábado os seus 125 anos. A data vai ser assinalad com um programa que se inicia às 14h30 com o hastear da bandeira na sede da instituição ao som do Hino da Cidade. Segue-se o desfile da Banda Musical de Pevidém pelas ruas da Vila e uma romagem ao cemitério. Pelas 16h30, há concerto na Igreja Paroquial de São Jorge de Selho da Orchestre d´Harmonie de Truchtersheim e da Banda Musical de Pevidém. E, mais tarde, pelas 19h00 há missa solene, solenizada pela Banda Musical de Pevidém. As comemorações terminam com um jantar convívio.

Em Caldelas este sábado realiza-se a sessão de apresentação do relatório semestral e plano de actividades do Espaço de Convívio Sénior. A sessão, marcada para as 10h00, terá lugar no edifício que serve de apoio à feira semanal, nas Caldas das Taipas e contempla ainda uma mostra do trabalho desenvolvido nos diversos ateliês e a actuação do Grupo Cantares da Vila, constituído por utentes do Espaço de Convívio Sénior.

A «festa das colheitas», em Ponte, foi adiada devido às condições climatéricas para uma data que a organização irá anunciar oportunamente. 

Este sábado prossegue o programa da VI Concentração de Bombos e festa em honra de S. Faustino, naquela freguesia de Guimarães. De acordo com o programa, a partir das 15h00 há desfile e actuação dos grupos de bombos participantes e às 21h30, actuação da «Só Podia».

Este sábado, às 21h30, as portas do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) abrem-se para revelar um universo vegetal que nos porá a pensar a relação do humano com as plantas, explorando diferentes narrativas de mediação tecnológica do reino vegetal. ‘Plant Revolution!’ – a grande exposição coletiva que agora inaugura com curadoria de Margarida Mendes – reflete sobre o encontro interespécies, perguntando o que acontecerá quando dissolvermos as fronteiras entre o parasita e o hospedeiro. O programa da inauguração, com entrada livre, inicia-se às 17h00 com a conferência ‘A Planta Mediada’, de Teresa Castro, e prolonga-se até à manhã de domingo com a ‘Assembleia’ em formato performance, às 12h00. A par de ‘Plant Revolution!’, juntam-se no CIAJG duas mostras com curadoria de Nuno Faria e ‘Júlio Fernandes da Silva, sendo igualmente possível visitar a exposição ‘Geometria Sónica’ até fevereiro do próximo ano, para além da coleção permanente.

A Associação Social de Pevidém Vida a Cores promove este sábado uma sessão sobre «Doenças demenciais e a doença de Alzheimer - uma análise informativa». Trata-se de uma sessão que vai decorrer a partir das 10h00, no auditório do salão paroquial de Selho S. Jorge, com a participação do psiquiatra João Fonseca. 

Osmusiké levam este sábado "Cantares Populares" à Casa de Repouso de Donim, numa iniciativa que decorre a partir das 15h30.

Marcações: Cultura, Guimarães

Imprimir Email