7ª edição das Ecorâmicas debate o tema rios



A 7ª edição das Ecorâmicas que começa esta quinta-feira e prolonga-se até domingo, tendo por tema os rios e as questões vitais da água potável, da perda de rios e suas repercussões nas populações que directamente deles dependem, às soluções de limpeza e despoluição de rios. 
«Pensar global, agir local» é a premissa principal das escolhas do evento, sendo que ao tema rios remete para a necessidade premente de despoluição e recuperação ambiental da bacia hidrográfica da região e as práticas necessárias para melhorar a qualidade das águas dos nossos rios e ribeiros.
Durante o evento serão exibidos filmes em locais diversos da Cidade. 
Amanhã, quinta-feira, no primeiro dia da iniciativa, pelas 21h30, na sede do Cineclube de Guimarães, é exibida a curta-metragem «Um Rio» e ainda a longa-metragem «Malditas barragens».
Na sexta-feira, na Universidade do Minho, às 21h30, é exibida a curta-metragem «Mr. Garbage», mais a longa-metragem «O sabor da despedida», sobre o rio Sabor. Segue-se uma conversa com Pedro Teiga, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, especialista em reabilitação de rios e ribeiras.
No sábado, às 15h00, no auditório da Cooperativa Fraterna, em Couros, é exibida a longa-metragem «Coração azul - os últimos rios selvagens da Europa» e a curta-metragem «Rio Ave», seguindo-se uma conversa com Rui Cortes, do Laboratório de Ecologia Fluvial da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Domingo, no encerramento da iniciativa, às 15h00, no Auditório da Cooperativa Fraterna passa a longa-metragem «Rio Azul: pode a moda salvar o planeta?», mais as curtas-metragens «Nila - um rio de areia seca», «Um rio corre através de nós» e «O lamento de um rio».
O evento tem entrada livre.


Marcações: Ecorâmicas

Imprimir Email