Restauração da Independência assinalada em Guimarães com homenagem a D. Afonso Henriques

O Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques” cumpriu na última noite a tradição, com a celebração da Restauração da Independência, realizando o desfile pelas principais artérias do Centro Histórico de Guimarães e o momento simbólico de homenagema D. Afonso Henriques.

Apesar das condições climatéricas adversas, a iniciativa concretizou, contando com a participação do Presidente do Município. “Portugal conquistou a sua independência em 1640, depois de 60 anos usurpada pela Espanha, mas não podemos esquecer primeiramente quem foi o fundador do país, o Rei D. Afonso Henriques. Esta é uma homenagem ao povo português que, com a sua coragem, lutou pela independência do país e assim fazer jus ao legado que D. Afonso Henriques nos deixou”, referiu Domingos Bragança, nas comemorações do 1.o de Dezembro, que assinalam a Restauração da Independência de Portugal.

A cerimónia foi assinalada pela participação de dezenas de pessoas, o hastear de bandeiras na sede do Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques” e os cânticos do Hino de Guimarães, Hino de Portugal e o
Hino da Restauração. 

A Restauração da Independência em Portugal comemora-se anualmente no dia 1 de dezembro, com o objectivo de relembrar a ação de nobres portugueses, que a 1 de dezembro de 1640 invadiram o Paço Real e mataram Miguel de Vasconcelos, o representante da Espanha em Lisboa, aclamando D. João, duque de Bragança como rei de Portugal. A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a União Ibérica, entre Portugal e Espanha, que teve a duração de 60 anos (de 1580 a 1640).

domingo, 01 dezembro 2019 12:56 em Cultura

Imprimir