Jornadas do órgão histórico da igreja da Oliveira começam esta quarta-feira

Começam esta quarta-feira as Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira. É a primeira edição de um evento organizado conjuntamente pela Paróquia da Oliveira e do Museu de Alberto Sampaio a que se associaram a Câmara e empresas no âmbito do mecenato.

As Jornadas começam hoje e prolongam-se até domingo. Nos três primeiros dlas (quarta, quinta e sexta-feira), a partir das 10h00, será feito um breve historial do instrumento, seguindo-se uma audição na Igreja de duas peças de autores portugueses. Posteriormente, os participantes subirão ao coro alto para uma demonstração da máquina do órgão, antes de uma audição final. É uma visita limitada a 20 pessoas por grupo. Pelas 19h00 haverá missa ferial acompanhada por órgão histórico.

Sábado, há masterclasse de organistas, entre as 10 e as 13h00 e as 14 e as 16 horas. Pelas 19h00 há missa vespertina acompanhada com órgão histórico e, pelas 21h30, concerto de coro e órgão, com o Coro Vilancico e o organista Nuno Mimoso.
No último dia das Jornadas, às 10h00 e 12h00 há missas solenizadas com órgão e às 16h00, concerto comemorativo do sexto aniversário do restauro do órgão histórico da Igreja da Nossa Senhora da Oliveira.
O programa termina, pelas 19h00, com missa com acompanhamento pelo órgão histórico.

As visitas são pagas, com custo de cinco euros, já os concertos têm um custo de um euro. Os moradores do Centro Histórico têm entradas gratuitas mas devem fazer inscrição prévia no Museu de Alberto Sampaio.


em Cultura

Marcações: igreja da Oliveira, Jornadas do órgão histórico

Imprimir