10ª edição do GUIdance busca a vibração do feminino

Entre 06 e 16 de Fevereiro, Guimarães irá mover-se ao ritmo da dança contemporânea. O GUIdance - Festival Internacional de Dança Contemporânea - chega à 10ª edição com uma "vibração forte no feminino". 

Na apresentação do festival que decorreu, esta terça-feira, pleno Palco do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor o director artístico do GUIdance, Rui Torrinha, referiu que esta edição "reafirma um legado" e é uma "afirmação feminina".

Pelas nove edições anteriores do GUIdance passaram mais de 21 mil pessoas (21.158) divididas por 54 espectáculos nacionais, 28 espectáculos internacionais, 27 coproduções, 27 estreias nacionais e 17 estreias absolutas. De referir que entre 2001 e 2019, o festival acolheu ainda 20 residências artísticas e 17 masterclasses. Para este ano estão em programação 11 espectáculos, dos quais quatro são estreias nacionais e duas absolutas. Um facto salientado pelo director executivo d'A Oficina, Ricardo Freitas. 

Fátima Alçada, da direcção artística da Educação e Mediação Cultural d'A Oficina, sublinhou a "grande componente" de mediação cultural inserida na programação do festival. Já a Vereadora da Cultura do Município, Adelina Pinto, deixou elogios ao trabalho desenvolvido pela Cooperativa A Oficina. "É diferenciador ter uma cooperativa como A Oficina", frisou Adelina Pinto, acrescentando que o festival permite "deixar no território Know-how".

Vera Mantero é a coreógrafa em destaque desta edição que assinala os 10 anos do festival e dá sentido e força à expressão "a dança é uma palavra no feminino".

terça, 10 dezembro 2019 15:01 em Cultura

Marcações: GUIdance

Imprimir