Menu d'A Oficina para o primeiro quadrimestre de 2020 está servido

Na cozinha da Casa da Memória de Guimarães, A Oficina apresentou, na terça-feira, 14, a programação do primeiro quadrimestre de 2020. À volta da mesa para um almoço temático volante da autoria de Álvaro Dinis Mendes e Liliana Duarte, o director artístico d'A Oficina, Rui Torrinha sublinhou que estamos perante o projecto "mais completo das artes" em Portugal, porque "abarca todas as artes". "É um projecto que transforma uma cidade, uma região, um país e que se expande para lá das fronteiras", disse Rui Torrinha.

Destaque na programação, entre Janeiro e Abril, para o "clássico" «Encontros para Além da História» que acontece no dia 18, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). Em Fevereiro arranca a novidade para este ano, com o «Perspectivas sobre o Poder», através de três espectáculos no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), pelas 21h30. A primeira obra é uma peça de teatro que acontece a 22 de Fevereiro, intitulada «Tierras del Sud». Segue-se nova peça de teatro, nomeadamente «A Tragédia de Júlio César», no dia 6 de Março. Por fim, sobe ao palco do CCVF um espectáculo de circo contemporâneo chamado «Eins Zwei Drei», no dia 27 de Março.

Entre 06 e 16 de Fevereiro, Guimarães irá mover-se ao ritmo da dança contemporânea. O GUIdance - Festival Internacional de Dança Contemporânea - chega à 10ª edição com uma "vibração forte no feminino". 

No dia 25 de Janeiro, Capitão Fausto é "chamado" ao CCVF para um espectáculo, que tem início às 21h30. No mês seguinte é a vez de M. War "aparecer no CIAJG, a partir das 21h30, do dia 1. Em Março há dois espectáculos. Camané & Mário Laginhas, no dia 14, às 21h30, e Afonso Cabral, no dia 20,  às 23h00, vão marcar presença no CCVF. O ciclo de grandes concertos do primeiro quadrimestre termina em Abril com Max Elliott, num espetáculo que tem início às 23h00, do dia 3.

Abril é o mês do Westway LAB, que decorre de 15 a 18. Rui Torrinha sublinha que a 7ª edição do festival de "criação" vai intensificar a inflûencia da música na cidade, destacando ainda a internacionalização dos artistas que passam pelo Westway LAB.

Na apresentação da programação do primeiro quadrimestre de 2020, o director executivo d'A Oficina, Ricardo Freitas, lembrou que vão abrir duas formações, relativas aos bordados de Guimarães e à olaria, com a cantarinha dos namorados, e que a partir de Fevereiro vão estar abertas as inscrições para a Feira de Artesanato.

Adelina Paula Pinto, Vereadora da Cultura do Município de Guimarães, afirmou que A Oficina está hoje mais madura. "A Oficina está numa fase de maturidade pela forma que liga as várias áreas e pela forma que forma que liga os vários equipamentos", afirmou.

terça, 14 janeiro 2020 15:43 em Cultura

Marcações: A Oficina

Imprimir