Vímara Peres vai ter estátua em Guimarães do escultor Dinis Ribeiro

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, anunciou que Guimarães vai ter "uma estátua a representar a imagem de Vímara Peres" e a obra de arte será da autoria de Dinis Ribeiro, refere o Município, em comunicado.
O anúncio foi feito durante a apresentação do livro “Religare”, de autoria do escultor Dinis Ribeiro, que será o autor da obra de arte.

"Vímara Peres foi o fundador de um pequeno burgo fortificado designado por Vimaranis (derivado do seu próprio nome), que com o decorrer dos tempos, por evolução fonética, deu lugar a Guimarães, tendo sido o principal centro governativo do Condado Portucalense", indica o Município.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, explicou que a escolha de Dinis Ribeiro para realizar esta escultura é sinal do “reconhecimento” pela obra do escultor vimaranense e que atingiu já uma ampla dimensão nacional. “Em Guimarães temos uma história feita futuro, nesta religação do passado ao presente e do presente ao futuro e com esta escultura de Vímara Peres estamos a religar e homenagear o iniciador do burgo de Guimarães”, frisou o Presidente da Câmara Municipal. Há uma clara aposta no apoio nas artes, através da criação e formação na Cidade Berço. A título de exemplo, Domingos Bragança lembrou a obra em curso na reabilitação do Teatro Jordão, onde será instalada a Escola de Artes Plásticas da Universidade do Minho.

A sessão de apresentação do catálogo da exposição de escultura “Religare”, de Dinis Ribeiro, decorreu na Plataforma das Artes e da Criatividade, com as presenças de Fernanda Ribeiro, Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a vereadora da Cultura da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, o curador da exposição, Delfim Sousa, entre outros convidados.
A exposição “Religare” foi inaugurada em maio do ano passado, no âmbito do centenário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), com o apoio do Município de Guimarães, e contempla uma mostra de arte pública com seis núcleos expositivos das unidades de conhecimento da história do centenário da FLUP.

A directora da FLUP destacou a “exposição simbólica” e sublinhou na sua intervenção que “foi um gosto ter acolhido esta exposição, num ano especial, em que assinalamos os 100 anos da criação das Letras na Universidade do Porto. Uma das missões da Faculdade é a ligação à sociedade e nada melhor que a ligação entre as letras e a arte para criar estes laços e partilhar a ciência que produzimos para a sociedade”, referiu Fernanda Ribeiro.

Dinis Ribeiro agradeceu o apoio da Câmara de Guimarães pela forma como tem retribuído no apoio aos artistas vimaranenses, destacando ainda a colaboração de todos os que contribuíram na elaboração desta exposição.
Natural de Rendufe, Guimarães, Dinis Ribeiro tem formação na área da cantaria e da talha e desenvolveu uma profícua atividade artística na área da escultura. Tem arte pública espalhada em várias regiões do território nacional e ainda em Espanha e França, contando com várias exposições em Portugal, nomeadamente em galerias de arte, museus e monumentos nacionais.

domingo, 26 janeiro 2020 09:43 em Cultura

Marcações: Guimarães, Vímara Peres, Dinis Ribeiro, escultura, estátua

Imprimir