Casa de Sarmento publicou on-line livro «A Gripe Espanhola de 1918»

A Casa de Sarmento lançou on-line a publicação «A Gripe Espanhola de 1918». Este livro resulta de um encontro científico internacional, promovido pela Casa de Sarmento (Unidade Diferenciada da UMinho), que se realizou em Guimarães, na Sociedade Martins Sarmento, entre 25 e 26 de Outubro de 2018, em colaboração com a Associação de Demografia Histórica (ADEH), a Associação Portuguesa de Demografia (APD) e o Grupo de Populações e Saúde do CITCEM.

Das jornadas, em que participaram 35 investigadores, congregando diversas perspectivas, desde a Demografia à História da Saúde, resultou esta publicação, que reúne 16 trabalhos que se repartem, fundamentalmente, por três áreas: perspectivas globais sobre a gripe e outras pandemias, estudos de carácter regional e impactos socioculturais da pandemia. Este conjunto de estudos é um importante contributo para conhecer melhor uma realidade que só há muito pouco tempo tem acolhido o interesse da comunidade científica e que tem óbvio paralelo com a grave situação epidemiológica que vivemos nos dias de hoje.

A publicação está disponível on-line, sendo de acesso gratuito e poderá ser consultada através do Link: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/64699

A Casa de Sarmento é uma Unidade Diferenciada da Universidade do Minho, fundada em 2017, suportada num protocolo que a Universidade celebrou com o Município de Guimarães e a Sociedade Martins Sarmento (SMS). Retoma-se assim a experiência da Unidade Cultural com o mesmo nome que existiu entre 2002 e 2008.
Tem como principal missão fortalecer a ligação entre a Universidade e a comunidade, bem como apoiar o desenvolvimento da missão científica e cultural da SMS.


Marcações: Casa de Sarmento , gripe espanhola

Imprimir Email