Presidente da Câmara desafia artistas vimaranenses a reinventar os grandes eventos de Guimarães



O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, desafiou os vários agentes da cultura vimaranense a participarem de forma activa nos grandes eventos da Cidade como as comemorações do 24 de Junho – Dia um de Portugal ou as Festas da Cidade – Gualterianas.
“Queremos colocar a inteligência e criatividade de todos na procura de novas soluções”, defendeu Domingos Bragança, numa reunião realizada esta sexta-feira por videoconferência, com a participação de mais de duas dezenas de representantes do sector criativo, artístico e cultural de Guimarães.

A reunião teve como objectivo a promoção de um debate de ideias e apresentação de propostas perante a realidade actual, a fim de preparar um plano de ação devidamente adaptado e em condições de uma resposta célere ao período de pandemia.
Domingos Bragança demonstrou o seu apoio a novas iniciativas, essencialmente nos grandes momentos. “Precisamos de grandes produções performativas, multidisciplinares, nos momentos comemorativos da Cidade. As deste ano e as do próximo, pensadas, criadas, produzidas por gente de Guimarães”, salientou.

Na reunião foram apresentados contributos diversificados, centrados em programação alternativa, de qualidade, interdisciplinar e que utiliza os múltiplos espaços onde se pode desenvolver. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Adelina Pinto, sublinhou a necessidade de “manter a actividade cultural em Guimarães, diferenciadora e essencial em tempos de pandemia e criar um mecanismo de apoio a todos aqueles que vivem da Cultura e que se deparam com os seus rendimentos e os trabalhos reduzidos a zero”. Apontou, ainda, a possibilidade da criação de um canal de difusão da marca cultural de Guimarães.
Perante os contributos apresentados, no decorrer da próxima semana será elaborado um plano de operacionalização.


Marcações: Domingos Bragança, agentes culturais

Imprimir Email