Covid-19: Cancelada edição de 2020 da Romaria Grande de São Torcato

A Irmandade de São Torcato anunciou esta terça-feira o cancelamento da Romaria Grande de São Torcato, evento que anualmente decorre no primeiro domingo do mês de Julho, naquela vila do concelho de Guimarães.

Em comunicado, a Instituição justifica que "desde 1852, no primeiro domingo de julho de cada ano e durante esse fim-de-semana, realiza-se a Romaria Grande de São Torcato. Historicamente, é considerada uma das maiores romarias do Entre Douro e Minho e de Portugal, sendo uma impressionante manifestação da devoção e religiosidade do povo, de romeiros e emigrantes ao São Torcato. Nesta Romaria comemora-se a solene trasladação do corpo de Santo do Povo da Igreja Paroquial (antigo Mosteiro) para a Basílica".

"Num ano, particularmente, importante e festivo para todos os Devotos de São Torcato, em que o nosso Santuário foi elevado a condição de Basílica, a Mesa da Irmandade almejava uma renovada Romaria Grande. Contudo, a Irmandade, seguindo as orientações das entidades competentes, designadamente da Direcção-Geral de Saúde, e em consonância com a Arquidiocese de Braga, decidiu cancelar a Romaria Grande São Torcato de 2020", refere.

O programa deste ano prevê para o domingo, 5 de julho, dia da Romaria, a celebração na Basílica, como é tradição e à hora habitual (11h00), uma missa solene em honra de São Torcato e por todos os seus devotos, de acordo com as normas em vigor à data. "Esta deliberação é excepcional e muito difícil para todos, pretendendo-se, acima de tudo, salvaguardar a integridade física de todos os devotos de São Torcato e assim contribuir para o controlo da pandemia", acrescenta o comunicado, afirmando que "na continuidade desta decisão, no Terreiro de São Torcato não haverá lugar à realização de festividades até ao final do verão".

"Voltaremos em 2021 ainda mais fortes com a proteção do Santo do Povo", termina o comunicado.

Marcações: Romaria Grande de São Torcato, cancelamento

Imprimir Email