Museu da Cultura Castreja reabre ao público esta terça-feira

O Museu da Cultura Castreja reabre ao público esta terça-feira. O espaço museológico está instalado no Solar da Ponte, uma antiga casa agrícola em Briteiros São Salvador, construída nos finais do século XVIII.

Francisco Martins Sarmento (1833-1899), que residia habitualmente em Guimarães, utilizou este espaço como casa de campo e ali ficava alojado durante os trabalhos arqueológicos que realizava na Citânia de Briteiros e no Castro de Sabroso, ambos localizados nas redondezas. Sarmento recebeu vários amigos no Solar da Ponte, como Camilo Castelo Branco, Ricardo Severo e os investigadores europeus que visitaram a Citânia em 1880.

No espaço do antigo solar, a exposição permanente evoca a vida e obra do arqueólogo, com algumas peças que remetem o visitante para os trabalhos que realizou, como as suas máquinas fotográficas, os seus cadernos de campo e algumas preciosidades bibliográficas que integraram a sua biblioteca. Numa outra secção, dispõem-se alguns materiais arqueológicos recolhidos na Citânia de Briteiros e no Castro de Sabroso, como elementos decorados das habitações, esculturas em pedra, exemplos dos vários tipos de cerâmica da Idade do Ferro e de época romana e objetos metálicos de uso comum, como adornos pessoais, ferramentas e armas.

A Pedra Formosa da Citânia é o expoente maior do Museu, enquadrando-se a sua utilização num dos balneários castrejos do povoado.

O Museu de Cultura Castreja pode ser visitado, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

 

terça, 02 junho 2020 07:54 em Cultura

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, Museu da Cultura Castreja

Imprimir