Programação cultural d’A Oficina aponta para o ar livre

A Oficina concebeu um programa "excepcional" que ocupará, entre Junho e Julho, pátios, jardins e salas de museu com uma programação de artes performativas, visuais e acções formativas.

A partir de 19 de Junho e até 10 de Julho, uma "nova lufada" vai invadir, ao final da tarde das sextas-feiras, os espaços exteriores a cargo da régie-cooperativa municipal. A programação abre com o espectáculo de The CJazz Choir, nos jardins do Palácio Centro Cultural Vila Flor (CCVF), pelas 19h00. Segue-se no mesmo dia uma visita ao Centro Internacional José de Guimarães, com o «Turno da Noite», às 22h00, 22h30 e 23h00. 

Na sexta-feira seguinte, pelas 18h00, decorre a peça «Madame», de António Alvarenga e Leonor Barata, no terreiro do Palácio do CCVF. A música entra no cartaz com o solo de Benjamim, pelas 19h00, no pátio do CCVF.

No dia 3 de Julho, Jardins do Palácio do CCVF recebe o duo Minta & The Brook Trout, num momento com início às 19h00. 

O cartaz encerra no dia 10, com o espectáculo de Pedro Emanuel Pereira, no pátio do CCVF, pelas 19h00, e com a exibição do novo filme de Rodrigo Areias às 21h45.

De referir que os espectáculos estão limitados aos espaços, sendo possível albergar entre 40 a 70 pessoas, dependendo do local. No entanto, A Oficina propõe apresentar as obras em "streaming" para quem não conseguir local. As visitas e as oficinas estão também condicionadas, com o limite de sete pessoas que necessitam de reserva prévia. De referir que todos os momentos são de entrada livre. 

O Director Artístico do Centro Cultural Vila Flor, Rui Torrinha, assumiu que este é o "retomar de uma relação que A OFicina estima muito". "Queríamos ir mais longe do que o formato online", sublinhou Rui Torrinha na apresentação da programação. O Director Artístico do CCVF revelou ainda que Teresa Salgueiro vai apresentar um trabalho com a Orquestra de Guimarães no dia 12 de Setembro, nas celebrações dos 15 anos do CCVF. 

Já Adelina Paula Pinto, presidente da Direcção d’A Oficina, falou de um dia "feliz", após momentos "difíceis". "Voltar também é difícil, mas Guimarães precisa de ter cultura. Esta é uma aproximação ainda leve, que pretende trazer o público de volta. Não podíamos esperar até Setembro", afirmou.

Nota ainda para a Fátima Alçada como a nova directora artística d'A Oficina, sucedendo no cargo a João Pedro Vaz.

Marcações: A Oficina

Imprimir Email