Batalha de S. Mamede: Guimarães distingue entidades envolvidas no combate à Covid-19

A Câmara Municipal de Guimarães vai homenagear todos os vimaranenses que se revelaram decisivos para o combate ao surto pandémico provocado pelo novo coronavírus, na sessão solene das comemorações do 24 de Junho – Dia Um de Portugal.

Na próxima reunião do executivo Municipal, marcada para amanhã, quinta-feira, a vereação vai analisar a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal Humanitário aos grupos sociais e profissionais que estiveram na linha da frente no combate à Covid-19. De acordo com o Município, vão ser distinguidos "profissionais de saúde, voluntários e ainda profissionais dos serviços essenciais".
A sessão solene e aposição de medalhas honoríficas nas comemorações, decorrerá no âmbito das restrições recomendadas pela Direcção Geral de Saúde, em cerimónia pública, com início às 18h00, no Paço dos Duques de Bragança.

"No momento em que o surto epidémico atingiu Portugal e a comunidade Vimaranense se uniu no esforço de conter a propagação viral através do confinamento domiciliário, logo se percebeu que o funcionamento de serviços essenciais, que o acesso a bens de primeira necessidade e que a prestação de cuidados médicos ficaria dependente de profissionais que não cederam ao medo do desconhecido e, corajosamente, assumiram a frente deste combate colectivo e puseram todo o seu empenho na continuidade do funcionamento de escolas, serviços urbanos, segurança, protecção civil, supermercados e farmácias, logística e transportes, serviços sociais, centros de saúde e hospitais", lê-se no comunicado da Câmara.
Além destes profissionais que ficaram na linha da frente, os Vimaranenses puderam também contar com a generosidade e entrega de um número significativo de beneméritos e voluntários que deram do seu tempo, dos seus recursos e do seu saber para ajudar a mitigar a dor de todos quantos sofriam com esta pandemia.

O programa das comemorações do 24 de Junho – Dia Um de Portugal, feriado Municipal em guimarães, é o seguinte:
10h00 – Hastear das Bandeiras no Largo Cónego José Maria Gomes;
10h30 – Missa Solene, na Igreja da Oliveira;
12h00 – Inauguração da Requalificação da Escola Básica de Fafião, na freguesia de Briteiros, Santo Estêvão;
17h00 – «Aqui Viveu Portugal», visita guiada e encenada, da Igreja da Oliveira ao Paço dos Duques;
18h00 – Sessão solene e aposição de medalhas honoríficas, no pátio do Paço dos Duques de Bragança.


Marcações: 24 de Junho de 1128 - Batalha de S. Mamede , distinções honorficas

Imprimir Email