VÍDEO: Equipa de restauro "até uma pastilha elástica" encontrou no dedo de D. Afonso Henriques

A estátua de D. Afonso Henriques está a ser restaurada. O monumento emblemático do Monte Latito está por estes dias escondido, rodeado de andaimes para que os técnicos especializados possam proteger a obra de arte, de autoria de Soares dos Reis.

Em declarações ao Grupo Santiago, Pedro Santa-Bárbara, responsável da empresa de restauro, alertou que a intervenção "não vai repor o brilho original", mas sim "estabilizar as oxidações diferentes" que se podem identificar na liga metálica da obra de arte. "A primeira fase foi limpar a estátua que estava muito suja, tinha muitas poeiras entranhadas, por estranho que pareça até uma pastilha elástica tinha num dedo e nas reentrâncias da veste existiam pedras", disse, indicando que posteriormente foram rectificadas algumas zonas da liga metálica "em que o verde estava muito claro", antes da aplicação do produto que irá proteger o metal. "Vamos colocar uma manga plástica e fechar, para o produto actuar durante vários dias e criar uma superfície química que proteja a estátua durante mais algum tempo", acrescentou, ao observar: "estas intervenções nunca são eternas". "Estas obras de arte necessitam de manutenção constante e a estátua de D. Afonso Henriques resiste às condições atmosféricas todos os dias do ano", afirmou.

Referindo-se à espada que a representação da estátua de D. Afonso Henriques precisou de uma intervenção de conservação mais profunda, Pedro Santa-Bárbara detalhou que "foi necessária uma soldagem". "A espada já teve várias intervenções, a lâmina já sofreu muito, tem muitas patines. Nos últimos 100 anos, foi partida muitas vezes", comentou, salientando que o restauro constituiu um desafio para a equipa. "Estamos a ver se conseguimos dar à espada uma patine mais uniforme, mas é muito difícil porque já recebeu muitas intervenções e quem a observar de perto verificará que ela apresentará tonalidades diferentes", esclareceu.

quinta, 02 julho 2020 15:45 em Cultura

Marcações: Guimarães, restauro, D. Afonso Henriques, estátua

Imprimir