5ª edição da Contextile recorre a «Lugares de Memória»

A Contextile 2020 - Bienal da Arte Têxtil Contemporânea, realiza-se de 9 de Setembro a 25 de Outubro na cidade de Guimarães, em diferentes espaços culturais e artísticos, com artistas e obras de todo o mundo, sob o tema «Lugares de Memória».

A 5ª edição registou um aumento de 40% no número de participações, contando com 870 artistas de 65 países que propuseram cerca de 1.150 obras de arte, respondendo à OpenCall que encerrou a 1 de Março para a Exposição Internacional. 

Para além de artistas convidados e dando continuidade à estratégia de cooperação e aproximação entre artistas nacionais e internacionais, a Indústria Têxtil e a arte têxtil contemporânea, a Contextile convocou oito artistas para a realização de residências artísticas, desafiando-os para a concepção de projectos e produção 

Parte fundamental da ação da Bienal, para o enquadramento do têxtil no contexto da arte contemporânea, centra-se ainda na conversa formal e informal, reflexão e debate de projectos e ideias partilhadas. De forma livre, projectos e obras artísticas apresentam-se e discutem-se, nestas Textile Talks, seja presencialmente ou recorrendo a plataformas virtuais.

Na apresentação do programa, que no claustro do Convento de Santo António dos Capuchos, o director da Contextile, Joaquim Pinheiro, recordou as dívidas na realização deste ano da Bienal, que obrigou ao "ajuste de alguns detalhes" e abriu portas para uma edição virtual. "Todos poderão visitar online as exposições", referiu. 

Cláudia Melo, directora artística da Contextile, destacou o tema escolhido para a edição deste ano que "liga o território e memória".

Já a Vereadora da Cultura, Adelina Pinto, também lembrou as dificuldades na programação desta Bienal devido à pandemia, destacando a ligação de "duas áreas fundamentais":o têxtil e a cultura.

 

quinta, 23 julho 2020 16:56 em Cultura

Marcações: Contextile

Imprimir