Festival Guimarães Clássico promove cultura e turismo ainda em tempo de pandemia

A edição deste ano do Festival Guimarães Clássico tem início quarta-feira, prolongando-se até sábado.
Na apresentação do evento que decorreu esta segunda-feira no Paço dos Duques de Bragança, o Adjunto da vereadora da Cultura da Câmara Municipal, destacou que em tempo de pandemia a componente formativa é reduzida. O Director Artístico do Festival, Emanuel Salvador, fala na participação de apenas quatro alunos polacos quando se esperava uma forte presença de jovens artistas de vários países, não só da Europa mas também da Ásia. Ainda assim Paulo Lopes Silva salienta que o festival cumpre objectivos culturais e turísticos num tempo que se deseja de regresso, lento, à normalidade.


O Festival Guimarães Clássico é uma organização conjunta da Câmara Municipal e do Quarteto de Cordas de Guimarães. Pese embora ainda vivermos em pandemia, Paulo Lopes Silva salienta a importância de manter o evento garantindo a sua matriz. Um objectivo conseguido com o apoio institucional da Câmara Municipal, como sublinhou Emanuel Salvador.
O Festival começa quarta-feira com o concerto de abertura com a Academia Virtuosi, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Prossegue sexta-feira, no Pátio do Paço dos Duques de Bragança com o concerto «Estaciones Porteñas» e termina sábado com um concerto dedicado aos 250 anos de Beethoven, na Igreja de S. Francisco e que será transmitido online e integrará a Agenda Digital do Município vimaranense que deverá ser apresentado em Setembro.
Todos os espectáculos do Festival têm início às 21h30.

O Festival Guimarães Clássico tem o intuito de promover a música de câmara, tendo como base os membros do Quarteto de Cordas de Guimarães e convidados que durante uma semana partilham o palco e as salas de aula com jovens músicos.


segunda, 17 agosto 2020 12:44 em Cultura

Marcações: Festival Guimarães Clássico

Imprimir