Bairro C reflecte e debate a zona de Couros com a participação da população

«Descouraçar» é a designação do evento agendado para o próximo dia 12 de Setembro, no âmbito do projecto do Bairro C. No âmbito da iniciativa, decorrerá uma visita performativa desenhada e participada pela população, assinalando pontos estratégicos que sublinhem o potencial imaterial e humano da zona de Couros. A visita terá momentos eminentemente artísticos, nomeadamente apontamentos musicais, performances ou momentos gastronómicos encenados, criando uma relação com o território e construir um baralho de cartas que permita «jogar», confrontar, reflectir e debater ansiedades, problemas, desejos, virtudes e ambições.

Esta acção será o culminar de um projecto de envolvimento da comunidade, que contemplou várias dezenas de entrevistas e recolha de testemunhos da população residente.
No âmbito da programação cultural do Bairro C está prevista a mostra de cinema (Rewind & Play), com quatro sessões em diferentes lugares e uma instalação de multimédia nos tanques de Couros, projecto satélite da Contextile.

A mostra de cinema ao ar livre com curadoria de Luísa Alvão, guionista e cinéfila, apresenta um conjunto de filmes que estimulam uma reflexão a partir de um diálogo entre o território têxtil do Vale do Ave, com universos industriais têxteis de outras partes do mundo, a decorrer nos dias 6, 11, 18 e 25 de Setembro, sempre às 21h30, passando pelo Jardim da Fraterna (A Fábrica - Pedro Neves – e Posfácio nas Confecções Canhão - António Ferreira), IDEGUI (Machines - Rahul Jain), Plataforma das Artes e Criatividade (Made in Bangladesh - Rubaiyat Hossain) e Casa da Memória de Guimarães (Waiting For Carnival - Marcelo Gomes).


segunda, 31 agosto 2020 16:41 em Cultura

Marcações: Bairro C

Imprimir