Ministra da Cultura encerrou Contextile 2020: "Um projecto emblemático"

A Ministra da Cultura marcou presença na cerimônia que encerrou na Bienal Contextile 2020. No Instituto de Design de Guimarães, em Couros, onde esteve patente a mostra «Emergências, Educação e Criação Têxtil» resultante do intercâmbio com as Escolas de Arte nacionais de ensino artístico têxtil, Graça Fonseca falou de um projecto "emblemático".  A Governante salientou que a Contextile mostra o "saber fazer português". "O nosso país distingue-se dos outros. Esta é uma riqueza extraordinária que temos do ponto de vista cultural e com um grande potencial activo económico", apontou a Ministra da Cultura, acrescentando este projecto "respira o cruzamento da indústria com a arte".

O director da Contextile, Joaquim Pinheiro, fez um balanço "positivo" da bienal de arte têxtil de Guimarães, referindo que a edição deste ano foi visitada por milhares de pessoas e contou com uma participação "recorde de artistas".

Na sua intervenção, o presidente da Câmara, Domingos Bragança destacou a diversidade de artistas presentes na Contextile e o reconhecimento cultural que existe de Guimarães "aos olhos dos artistas do exterior". "É no legado que recebemos que tentamos criar raízes fortes para um futuro melhor", disse.

sábado, 24 outubro 2020 18:28 em Cultura

Marcações: Contextile, Ministra da Cultura

Imprimir