Bairro C junta artistas, academia e associações culturais em ciclo de conferências

“A Arte, o Ensino e a Cidade” é o tema do último ciclo de conferências deste ano no âmbito do projeto do Bairro C, desenvolvido pelo Município de Guimarães, em parceria com uma rede alargada de parceiros do território, que visa a reinterpretação discursiva da estratégia de desenvolvimento territorial do espaço da Cidade compreendido entre a Zona de Couros, Caldeiroa, Cruz de Pedra, Mercado Municipal e Plataforma das Artes e Criatividade.

É neste contexto que nos próximos dias 28 e 29 deste mês será projectado o último ciclo de conferências deste ano, submetido à temática “A Arte, o Ensino e a Cidade”, juntando Artistas, Academia e Associações Culturais em torno de possíveis formas de colaboração entre as diferentes áreas e instituições.

A vereadora da Cultura, Adelina Pinto, descreveu o Bairro C como um projecto "apaixonante", numa Zona de Couros que era "pouco visitada" e com "alguns preconceitos da própria cidade". "Estamos a valorizar a Zona de Couros. Temos agora zonas de conhecimento, com uma série de equipamentos, que se vai completar ainda com o Teatro Jordão. Por isso queremos manter memórias, partindo do passado e queremos um presente a construir o futuro. Guimarães já é uma cidade com imensos equipamentos culturais, mas o município decidiu que o teatro jordão devia ser reabilitado, mostrando o interesse municipal a continuar afectar à cultura equipamentos", explicou. 

A vereadora da Cultura sublinhou que o Teatro Jordão será um equipamento que servirá para a formação cultural e para o associativismo. "[No teatro Jordão] Teremos presente a educação, com a Universidade de Artes Visuais e o conservatório de Música, tornando-se também um equipamento importante para o associativismo. A ideia é não deixar ninguém de lado", reiterou Adelina Pinto. 

O evento é gratuito e sujeito a pré-inscrição através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Marcações: Cultura, Bairro C, A Arte, o Ensino e a Cidade

Imprimir Email