Presidente da Câmara pretende avançar com o modelo de governança para o novo edifício do Teatro Jordão e Garagem Avenida

«O Teatro Jordão e o Bairro C no Centro do Futuro da Cidade» foi o tema em discussão na conferência online que reuniu o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro e o presidente da Sociedade Musical de Guimarães, Vítor Matos, sob moderação de António Amaro das Neves.

A obra em curso para a recuperação do edifício do Teatro Jordão e Garagem Avenida, num investimento de cerca de 14 milhões de euros sendo comparticipado em 80% por fundos europeus, permite a implementação da Escola de Artes Performativas, Escola de Artes Visuais, Escola de Música e Espaço de Auditório. Através deste acrescento ao Campus de Couros, “estão criadas condições únicas para a construção de um espaço moderno e propiciador de práticas culturais e inovadoras, transformando o Bairro C no Campus das Artes”. Esta foi uma das conclusões que sobressaiu desta sessão sobre a projecção do futuro da Cidade.

Domingos Bragança destacou os “grandes desafios” na criação de condições para a produção de conteúdos no âmbito da cultura e das artes. “A cultura é o que nos faz diferentes, dá sensibilidade para apreciar a beleza da vida e aprofundar o humanismo. A ciência é o que nos permite interpretar o mundo”, salientou o presidente da Câmara de Guimarães. “O futuro tem grandes desafios e, no âmbito do Bairro C, Teatro Jordão e Garagem Avenida, importa trabalhar o modelo de governança para implementar já em Junho do próximo ano”, referiu ainda Domingos Bragança, sublinhando a “ambição” na classificação da Zona de Couros como Património da Humanidade.

O Reitor da Universidade do Minho enalteceu a estreita cooperação entre a academia e a Autarquia vimaranense, considerando “um caso único e de estudo” perante a constante articulação entre as instituições. “O projecto do Bairro C é muitíssimo relevante para a Universidade, desde logo porque se projecta num espaço no qual a Universidade se encontra fortemente implementada, no Campus de Couros e com um projecto em construção para onde migrará a licenciatura em Teatro e a licenciatura em Artes Visuais. Através destes cursos, serão criadas melhores condições para uma interacção forte e produtiva com a Cidade”, apontou Rui Vieira de Castro. O Reitor sublinhou que “estão criadas condições únicas para a construção de um espaço moderno e propiciador de práticas culturais e inovadoras, para transformar o Bairro C no Campus das Artes”.

O Presidente da Sociedade Musical de Guimarães, Vítor Matos, abordou a criação de “novas linguagens artísticas no âmbito das artes performativas”, fazendo “pensar o Bairro C como ponto de encontro do conhecimento científico e assumindo-se o Teatro Jordão como espaço de eleição para alavancar novos desafios artísticos. Temos o grande desafio de coproduzir e estabelecer sinergias numa lógica de rede em que todos são parte essencial”, salientou ainda Vítor Matos.


domingo, 29 novembro 2020 21:17 em Cultura

Marcações: Teatro Jordão, Garagem avenida

Imprimir