CAV procura espaço "não institucional" para artistas plásticos de Guimarães



Após 10 meses de trabalho a nova associação Comunidade Artística Vimaranense apresentou o resultado da acção desenvolvida. De acordo com os seus responsáveis, em 2019 foi elaborado um plano para mapear e catalogar grande parte da comunidade artística vimaranense com o objectivo de compreender as características e as dificuldades de cada um.

Segundo a CAV "neste primeiro envolvimento, percebeu-se que a falta de espaços «não institucionais» de trabalho, na cidade de Guimarães, era um dos factores mais desfavoráveis aos artistas locais", de acordo com um inquérito a que responderam cerca de uma centena de artistas. Foi neste contexto que a CAV decidiu construir "um pequeno directório de criativos e artistas da Cidade".
Já em 2020, a CAV colocou "mãos à obra e partiu para a rua com o intuito de descobrir, a partir de entidades públicas locais e particulares que espaços poderiam estar ao dispor dos artistas em Guimarães".

Em comunicado, a CAV diz ter focado a sua acção "na procura de um local na malha urbana da Cidade que pudesse albergar estúdios para artistas plásticos, salas de ensaios, estúdio de música, café concerto / blackbox, galeria de exposições, tudo num só local". No entanto, apesar de ter identificado "cerca de três grandes edifícios no centro da Cidade, deparou-se com rendas que se encontram fora do seu alcance".

"A CAV propõe-se a continuar a lutar pelos artistas locais, mantendo como foco principal a descoberta de um espaço, assim como a oferecer soluções adaptáveis ao contexto actual", situação que está ser equacionada ao nível de eventuais fundos europeus e de apoios locais, lê-se no mesmo comunicado.


quarta, 02 dezembro 2020 14:22 em Cultura

Marcações: CAV , Comunidade Artística Vimaranense

Imprimir