"Cidade Natal" promete dar magia ao Concelho

"Aqui, há magia que se vê e que se sente". A partir deste conceito, o município de Guimarães preparou um conjunto de iniciativas para assinalar mais uma edição da Cidade de Natal, que vai decorrer de 4 de Dezembro a 2 de Janeiro. Atendendo ao momento de pandemia que vivemos, o programa para esta quadra natalícia apresenta uma ligação com as instituições do Concelho, uma forte componente social e o apoio ao comércio e restauração local. 

Nesse sentido, um dos destaques vai para a iniciativa "pintar o Natal de Alguém - Árvores solidárias". Através da criação de seis árvores de Natal por artistas plásticos vimaranenses, que estarão vários espaços da Cidade com caixas de troca de alimentos, roupa, livros e brinquedos, cujos conteúdos serão para oferecer a seis instituições do Concelho. 

Ainda na vertente social, os concertos vão chegar às instituições de Guimarães com a iniciativa "Natal à Janela". O Natal irá desta forma à janela daqueles que se encontram em estruturas de acolhimento residencial, recorrendo a um trio eléctrico, permitindo um conjunto de momentos musicais que contam com a participação de artistas convidados. 

Destaque também para o apoio ao comércio local através do Quiosque electrónico "Proximitity", onde o público poderá encontrar produtos de lojas vimaranenses e ementas de restaurantes de todo o Concelho. Ao efectuar compras no valor igual ao superior a 15 euros que esteja registado no "Quiosque Electrónico", os primeiros 15 euros serão convertidos num vale que será descontado na compra final. O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, desvendou ainda, na apresentação do programa, que serão sorteadas 10 bicicletas eléctricas pelos compradores. De referir que o prémio será distribuído por género e idade, de forma a incentivar todas as pessoas ao uso da bicicleta. 

O programa contempla ainda iluminações de Natal na Cidade e nas nove vilas, um espetáculo de luz em três pontos da Cidade - Rua Paio Galvão, nos Antigos Paços do Concelho e na Árvore de Natal -, concertos de Natal e de Ano Novo, comemorações do 19º aniversário da inclusão do Centro Histórico na lista do património Mundial da UNESCO e Fashion Film Festival. 

Será ainda lançada uma música este mês que terá como protagonistas os utentes das instituições de Guimarães.

Marcações: Guimarães Cidade Natal

Imprimir Email