«Cuidar da capela do Senhor do Padrão é uma honra» diz zeladora do templo situado em Gandarela

A devoção ao Senhor do Padrão é uma das causas de Leopoldina Faria Sousa, de 86 anos, residente na Rua do Padrão, em Gandarela. É uma das causas porque tem outras motivações relevantes defendidas ao longo da sua vida intensa e preenchida, em que a dedicação à família constitui inevitavelmente a sua grande referência.

A devoção ao Senhor do Padrão acompanha-a desde sempre. "Tem sido a minha protecção, devo ao Senhor do Padrão muitas graças recebidas ao longo da minha vida", diz a zeladora responsável pela manutenção do asseio e da limpeza da pequena capela, em redor da qual se realiza uma das últimas festividades do calendário religioso do Concelho. A festa em honra do Senhor do Padrão assinala-se a 26 de Dezembro, começando os preparativos na véspera - na noite do dia de Natal - ao redor de uma grande fogueira. 

Este ano, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, os festejos terão apenas a componente religiosa, mas essa situação não altera a rotina de D. Leopoldina Sousa, "a Pondininha" como é carinhosamente conhecida em Gandarela, contando para a execução das tarefas da colaboração da filha mais velha Conceição Machado. 

"É uma honra muito grande ter a chave do altar do Senhor", assume, emocionada, a zeladora principal que há mais de 40 anos que cuida de manter limpo o interior, asseando com flores o altar. Recebe ainda os devotos que desejam cumprir as suas promessas quando o pequeno templo está fechado, abrindo a porta.

"O Senhor do Padrão é sempre a minha companhia. Tenho muita fé Nele. Não há dia que passe sem lhe dirigir a minha oração. Peço ajuda para todos", conta, realçando o apoio que recebe da filha que comunga da mesma causa para colocar flores bonitas a embelezar o altar ao longo do ano. "Ela sempre gostou de fazer arranjos bonitos. Antigamente era requisitada para fazer a decoração da igreja nos casamentos. Ela é muito primorosa, gosta do asseio e da limpeza", refere Conceição Machado, ao dar conta que a mãe é totalmente autónoma.

Habitualmente, as celebrações em honra do Senhor do Padrão são organizadas pelos jovens de Gandarela que atingem os 18 anos no ano da festa. Os fiéis procuram com a sua devoção a intercessão para os problemas relacionados com a cabeça, sendo frequentes as cabeças em cera oferecidas e colocadas no altar daquele pequeno templo, tendo este ano sido retiradas para evitar o perigo de contágio.

Com efeito, este ano a festa não terá a sua vertente exterior de outros anos, prevalecendo a sua vivência religiosa, com a Eucaristia na igreja paroquial às 09h30, do dia 26 de Dezembro. A capela estará aberta das 08h00 às 17h30.

As indicações para a oração são as sugeridas pela DGS, noutras circunstâncias similares: uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, manter distanciamento social, evitar
aglomerados, dentro e fora da capela.

O templo foi edificado por um devoto que estando doente, fez promessa de cobrir um cruzeiro, se Deus o livrasse das suas enfermidades. Quando se viu curado, cumpriu a promessa e cobriu o cruzeiro que está no interior da capela.

 

*Texto publicado na rubrica «Pessoas & Causas», na edição de 22 de dezembro do jornal O Comércio de Guimarães.

sexta, 25 dezembro 2020 09:14 em Cultura

Marcações: festa , Gandarela, Senhor do Padrão

Imprimir