Campanha de recolha de livros tenta alcançar crianças mais necessitadas

«Doa um Livro» é o nome da campanha de recolha de livros infantis e juvenis junto da comunidade vimaranense promovida pelo Lions Clube de Guimarães, com o apoio da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal Raul Brandão.

Os vimaranenses são convidados a doarem livros que terão como destino, nesta fase, os alunos economicamente vulneráveis e que são auxiliados pela Câmara de Guimarães. 

A campanha de recolha de livros vai funcionar nas escolas do concelho e nos pólos da Biblioteca Municipal, bem como nas Juntas de Freguesia que aderirem à iniciativa.  

"Os objectivo da iniciativa são preencher, a nível cultural, os tempos livres que decorrem para estas crianças devido a esta interrupção lectiva, suprir também as dificuldades de acesso à cultura, incentivar hábitos de leitura e valorizar a língua portuguesa", explicou o Presidente do Lions Clube de Guimarães, César Teixeira.

A Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, deixou o apelo à doação de livros. "Estamos a atravessar o pior período da nossa vida, que é acentuado pelas dificuldades financeiras. Por isso, sabemos que as crianças mais pobres ficam com uma vulnerabilidade maior. O acesso aos livros é mais difícil neste momento e esta iniciativa vem minimizar essa distância. É mais um apoio que estamos a fazer para aqueles que mais necessitam, neste caso em particular, às crianças", referiu Adelina Pinto, lembrando que o Município está a fazer o mapeamento das crianças que estão a receber refeições e que neste momento alcança cerca de 200 almoços diários para "também poder entregar estes livros que tanto precisam".

Segundo os responsáveis da iniciativa, a distribuição de livros vai acontecer a partir do momento que haja livros suficientes angariados. "Não sabemos por quanto tempo as crianças vão ficar em casa e queremos avançar assim que possível. Os agrupamentos estão a fazer esse trabalho junto das famílias para perceber as crianças que precisam desta ajuda", sublinhou a Vereadora da Educação.

terça, 02 fevereiro 2021 12:00 em Cultura

Marcações: Lions Clube Guimarães, Biblioteca Municipal Raul Brandão, livros, Doa um Livro

Imprimir