Guimarães Project Room quer mapear e divulgar artistas plásticos vimaranense

«Guimarães Project Room» é um projecto que pretende conhecer, mapear e apresentar os criadores de artes plásticas, visuais e novos media. Guimarães é o "território físico e humano" para ponto de partida do projecto que tem como curador e produtor Pedro Silva.
"Queremos destacar e unificar o maior espectro possível de participantes possíveis desta iniciativa", no âmbito de um projecto em que os participantes serão convidados a revelar as suas propostas artísticas no Museu Alberto Sampaio.


Esta iniciativa surge no âmbito da candidatura aprovada pelo IMPACTA – Investimento Municipal em Projectos e Actividades Culturais, Territoriais e Artísticas para o 1º semestre de 2021, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães.
O projecto iniciou-se este mês de Fevereiro e terá a duração de dois anos, concretizando-se pela recolha e levantamento de criadores e propostas; curadoria e programação; mapeamento de artistas e ateliers; criação de um repositório online e momentos de conversa/debate, tendo o Museu de Alberto Sampaio como espaço de realização.

"A materialização deste projecto pretende colmatar a inexistência de um pensamento abrangente sobre a realidade da arte contemporânea em relação com Guimarães. A intenção é a de juntar duas dimensões: o meio artístico vimaranense e um espaço que lhe dê visibilidade. Unindo ambas, produziremos um mapeamento da criação contemporânea da Cidade", refere Pedro Silva.
A primeira iniciativa foi o lançamento de uma open call para a apresentação de portfólios, cv’s e propostas de projectos.
O projecto tem como parceiros, entre outros, o Município de Guimarães, o Museu de Alberto Sampaio e a Plataforma P’la Arte.


quarta, 24 fevereiro 2021 16:38 em Cultura

Marcações: Museu de Alberto Sampaio, Guimarães Project Room

Imprimir