PSD de Guimarães felicita "reacção" da Câmara no processo de reabilitação dos fornos da Cruz de Pedra

O PSD Guimarães veio a público registar "com apreço a reação da Câmara Municipal de Guimarães à necessidade de reabilitar os fornos de olaria da Cruz de Pedra, depois de a questão ter sido levantada, na reunião do executivo, no passado dia 3 de dezembro de 2020, pelo vereador Ricardo Araújo".

Em comunicado emitido esta quinta-feira, a Concelhia do PSD lembra que "o vereador do PSD, Ricardo Araújo, levou a questão da reabilitação dos Fornos da Cruz de Pedra à reunião de Câmara, porque 'passados quatro anos sobre o anúncio, por Domingos Bragança, numa conferência de imprensa no local, afirmando que a obra arrancaria pouco depois, nada aconteceu'".

"O PSD já vem a alertar para a degradação deste património pelo menos desde 2008, na altura, pela voz do vereador José Manuel Antunes. Em 2010, Domingos Bragança, em resposta ao PSD, afirmava que aquele património não estava esquecido e prometia requalificar os fornos dos oleiros existentes na Cruz de Pedra", considera o PSD, no referido comunicado, acrescentando que "em 2014, o então Vereador da Cultura, José Bastos, assumiu que a Câmara já tinha o projecto para a reabilitação; em 2016, o Presidente da Câmara anunciou mais uma vez a reabilitação dos fornos" e observando que "em 2017, quando Domingos Bragança afirmou que a obra arrancaria no ano seguinte, o projeto de arquitectura não estava sequer adjudicado". "O contrato para este projeto só viria a ser firmado, com a Sofia Castro & Filipe Silva, Arquitectos Associados, Lda, em 28 de agosto de 2019. O novo contrato para revisão deste primeiro projeto viria depois a ser adjudicado, com a Pitágoras Arquitectura e Engenharias Integradas, Lda, em 7 de setembro de 2020", sustenta o PSD.

"A conclusão é que, em 2017, Domingos Bragança prometeu para breve aquilo que só colocou em marcha anos depois", concluiu no comunicado, em que "o PSD felicita esta reação da Câmara à chamada de atenção feita pelo vereador Ricardo Araújo. “Isto, porém, ainda não é uma obra, é mais um anúncio. Esperemos que desta vez a obra realmente avance”, adverte Ricardo Araújo.

Marcações: PSD de Guimarães, Cruz de Pedra, fornos de olaria

Imprimir Email