Guimarães vai receber seminário no Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho vão realizar um seminário para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que acontece no dia 5 de Maio. Uma data assinalada após ser proclamada pela 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em novembro de 2019. 

Esta é a iniciativa que "agrega" toda uma Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), segundo a vereadora da Cultura de Guimarães."Temos recebido muitas solicitações, projectos e pedidos de ajuda da CPLP. Temos projetos com Guiné-Bissau, Cabo Verde e dois com o Brasil. Queremos que Guimarães assuma um papel dialogante e privilegiado com os países que falam portugueses e utilizem a língua nas suas múltiplas funções", disse.

Micaela Ramon, em representação da Universidade do Minho, adiantou que esta é a primeira de um conjunto de iniciativas que vão celebrar anualmente o Dia Mundial da Língua Portuguesa, destacando a importância da língua portuguesa em todo o mundo. "A língua portuguesa é uma das poucas línguas no Mundo que tem o estatuto de língua global. Além disso, é também uma língua de herança e estrangeira, cada vez mais procurada para aprender como idioma para ajudar nos mais diversos contextos", explicou.

O programa das comemorações vai ser em regime híbrido, com sessões presenciais no Palácio VIla Flor e por via digital, e vai decorrer ao longo de todo o dia. Destaque para a apresentação do Museu da Língua de S. Paulo e para o Museu Virtual da Universidade do Minho. Na cerimónia será ainda oficializada a criação da Associação Luso-Brasileira de Apoio à Arte, num protocolo estabelecido entre o Município de Guimarães e o Brasil, que terá sede em Guimarães e em S. Paulo e que vai permitir a permuta de cultura entre os dois países. 

O Dia Mundial da Língua Portuguesa em Guimarães aguarda ainda a confirmação das presenças do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Marcações: Dia Mundial da Língua Portuguesa, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Imprimir Email