Hoje é o dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021

Após um trimestre praticamente encerrados, os museus, monumentos e palácios nacionais reabriram a partir do dia 5 de Abril, com espaços adaptados a cada um, devido ao contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

No dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021, que se celebra hoje, o Grupo Santiago falou com a Directora do Paço dos Duques de Bragança, Castelo e Museu de Alberto Sampaio, Isabel Fernandes, que mostrou "optimismo" para o restante ano de 2021. "Estou optimista que isto melhore. Se vai ser possível, ainda não sabemos. Tudo vai depender da evolução da pandemia, do plano de vacinação e da permissão dos Governos para uma livre circulação. Está dependente de muita coisa. Agora, nós temos o Paços dos Duques, o Castelo de Guimarães e o Museu Alberto Sampaio com as normas de segurança da DGS (Direção-Geral da Saúde) prontos para receber os visitantes". 

O plano de desconfinamento progressivo, anunciado a 11 de Março pelo Governo, permitiu, no sector da cultura, a reabertura de museus, monumentos, palácios, galerias de arte e espaços similares. No entanto, Isabel Fernandes entende que há um longo caminho a percorrer, sendo que a aprovação da lei do Orçamento de Estado para 2021, que permite as entradas gratuitas nos museus e monumentos nacionais, pode ajudar a alavancar o número de visitas. "Acredito que sim, mas vamos ver. Em termos estatísticos, vemos que o Paço dos Duques recebe muitos estrangeiros e estes não têm gratuidade, a não ser que tenham residência em Portugal. É conveniente lembrar que os domingos são gratuitos para os residentes em Portugal, por isso não deixem de visitar os monumentos em Guimarães e no País", lembra a directora que lança um apelo: "Mesmo que já tenham ido, uma visita a estes espaço permite sempre ver as coisas com outros olhos. Reparamos numa peça ou num canto diferente. Os museus também vão mexendo numa ou noutra peça. São sempre espaços para revisitar", aponta.

Recorde-se que no dia 18 de Abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021. Uma data instituída em 1982 pelo ICOMOS e aprovada pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

domingo, 18 abril 2021 17:45 em Cultura

Marcações: Cultura, dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021

Imprimir