Sessão pública de discussão do Plano de Gestão do Centro Histórico de Guimarães e zona de Couros esta quinta-feira

Realiza-se esta quinta-feira, no salão nobre da Sociedade Martins Sarmento, pelas 18h00, a primeira sessão da Discussão Pública do Plano de Gestão 2021-2026 do Centro Histórico de Guimarães e zona de Couros, promovida pela Câmara Municipal. A sessão inaugural é dedicada ao tema «credibilidade».

Esta sessão tem a colaboração da SMS e contará com uma intervenção de Maria José Queirós Meireles, investigadora, sócia da instituição e que também integra o Conselho Científico.

A sessão será com apresentação mista: presenças limitadas à capacidade do espaço, de acordo com as regras sanitárias, e transmissão simultânea nos canais digitais do Município e no canal youtube da Sociedade Martins Sarmento.

Ao longo de todo o mês, está em consulta pública o Plano de Gestão do Património Mundial de Guimarães. A proposta foi aprovada por unanimidade na última reunião do Executivo vimaranense, encontrando-se o documento disponível na íntegra no sítio da internet do Município.

Trata-se de um documento que pretende ser um instrumento de gestão dos bens para os próximos cinco anos, mas que tem um objectivo mais lato em termos temporais, uma vez que vem questionar os vimaranenses acerca do que pretendem para o futuro do património classificado da Cidade, não apenas numa perspectiva patrimonial, mas também no que diz respeito à vida das pessoas e ao modo como se relacionam com o espaço público.

O Plano de Gestão, sem carácter normativo, abrange o Centro Histórico de Guimarães e Zona de Couros, e espera-se que sirva para comunicar o Bem classificado e os valores universais que lhe estão associados, identificar todos os envolvidos e as respetivas responsabilidades, explicitar o modo de o salvaguardar e evidenciar a viabilidade da sua salvaguarda. Deve ter um caráter universal, reunir consenso e vontade política para que a protecção do Bem se consolide a curto, médio e longo prazo e envolver as comunidades. É um documento, simultaneamente, genérico e detalhado que aborda os aspectos fundamentais associados aos valores do Bem (urbanismo, arquitectura, construção, autenticidade, usos), identifica medidas de partilha do conhecimento e da cultura associados ao Património Mundial, aborda a forma de actuar, no dia-a-dia, na limpeza e conservação do espaço público e dos edifícios, entre outras questões.

O Plano estará em consulta pública até ao final do mês e está disponível para consulta no site do Município, em https://www.cm-guimaraes.pt/conhecer/patrimonio-mundial/plano-de-gestao-para-o-patrimonio-mundial. Todos os comentários, críticas e sugestões devem ser enviados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Marcações: Zona de Couros , UNESCO, Centro Histórico de Guimarães, discussão pública, Plano de Gestão do Património Mundial

Imprimir Email