Visitas gratuitas e exposições em Guimarães assinalam o Dia Internacional dos Museus

Guimarães assinala o Dia Internacional dos Museus com um conjunto diversificado de actividades. A efeméride acontece no próximo dia 18, mas as iniciativas começam sábado, dia 15, com uma visita ao museu do Paço dos Duques com recurso às novas tecnologias, ao dispor de um código QR para ter acesso à informação sobre as salas e o seu acervo. O Museu Alberto Sampaio também adere às ferramentas digitais. Através da leitura do código QR, que está disponível na recepção do Museu, terá acesso a um roteiro de visita que dá a conhecer as salas do Museu e algumas das suas peças mais emblemáticas. O Museu de Alberto Sampaio volta a associar-se à celebração destas datas, cujo tema é, este ano, «O futuro dos museus: recuperar e reimaginar». O Museu de Alberto Sampaio volta a associar-se à celebração destas datas, cujo tema é, este ano, «O futuro dos museus: recuperar e reimaginar», sendo que sábado estará aberto ininterruptamente das 10h00 às 22h30, com entrada gratuita a partir das 18h00 e "com muitas surpresas".
Também sábado, está ainda previsto a peça de teatro em marionetas «O Afonso e a Constança, Duques de Bragança», às 21h00 e 21h30. Trata-se de um teatrinho que dá a conhecer a Casa Senhorial que D. Afonso mandou construir para aqui viver com a sua segunda mulher, D. Constança de Noronha, de uma forma muito divertida, e com muita animação e cor.

No dia 18, ao longo do dia decorrem iniciativas para as crianças no Museu Alberto Sampaio com teatro de marionetas e teatro de sombras que desvenda a lenda de Santa Catarina. O Paço dos Duques de Bragança também dedica este dia aos mais novos com o teatro de marionetas «O Afonso e a Constança, Duques de Bragança», com sessões às 10h00 e 14h00 e promove visitas guiadas para abordar, de uma forma generalizada, a história do edifício, desde a sua origem no século XV até ao restauro do século XX e algumas das principais obras em exposição.

No Centro Internacional José de Guimarães, com entrada gratuita, podem ser apreciadas exposições, uma oficina-laboratório, junto da exposição «Complexo Colosso» e assistir a uma conversa online, sobre a linguagem e o papel do museu como instrumento de mediação.
As exposições estarão visitáveis durante o dia, das 11h00 às 17h00, com entrada gratuita.
Às 14h00 realiza-se o «Laboratório Vivo #2», numa sessão dedicada à exposição «Complexo Colosso», com curadoria de Ángel Calvo Ulloa. Às 19h00, está prevista uma conversa online «Reescrever o Museu», com Maria Vlachou e Gisela Casimiro, moderada por Marta Mestre (curadora-geral do CIAJG).

Marcações: CIAJG, Museu de Alberto Sampaio, Dia Internacional dos Museus

Imprimir Email