Concertos com Bárbara Tinoco e Miguel Araújo na edição "condicionada' das Gualterianas

As Festas da Cidade e Gualterianas vão ser novamente condicionadas pela situação epidemiológica causada pela pandemia da Covid-19.

O recuo no processo de desconfinamento ditado pelo facto de Guimarães integrar a lista de municípios com "risco elevado" obrigou a reajustar a organização dos tradicionais festejos que marcam o primeiro fim-de-semana do mês de Agosto.

O cartaz será preenchido com os concertos de Bárbara Tinoco (dia 30 de julho) e Miguel Araújo com a Orquestra de Guimarães (dia 31). Os dois eventos estavam inicialmente programados para ocorrerem ao ar livre, na praça da Plataforma das Artes e da Criatividade, mas vão realizar-se no grande auditório do Centro Cultural de Vila Flor, com a lotação condicionada a 50 por cento devido às restrições impostas pela actual situação sanitária.

A Feira de Artesanato vai instalar-se no jardim da Alameda de São Dâmaso, com os acessos controlados para evitar ajuntamentos.

Estão ainda previstas duas exposições ao ar livre: uma da responsabilidade da Associação Recreativa da Marcha Gualteriana, na Alameda de São Dâmaso, e a outra dedicada aos 20 anos de Guimarães Património Mundial.

Contactada pelo Grupo Santiago, a Vice-Presidente do Município reconheceu que o recuo no processo de desconfinamento obrigou a introduzir alterações. "Com limitações, vamos assinalar este momento tão icónico da Cidade, com uma oferta cultural para os vimaranenses e para quem nos visita, privilegiando a segurança", afirmou Adelina Pinto, revelando que os tradicionais divertimentos não serão permitidos. "Há algum espaço para a instalação de farturas, exigindo-se o cumprimento de todas as regras", indicou, ao dar conta que, no início desta semana, será divulgado o programa final das Festas da Cidade e Gualterianas.

Entretanto, algumas iluminações decorativas já foram instaladas na Cidade: a fachada da igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos já está ornamentada, assim como se podem constatar alguns apontamentos no Largo do Toural, Alameda de São Dâmaso e Alameda Alfredo Pimenta.

Por causa da pandemia, mais uma vez, não haverá a tradicional Marcha Gualteriana.

Marcações: Festas da Cidade e Gualterianas, Barbara Tinoco, Miguel Araújo e Orquestra de Guimarães

Imprimir Email