Homenagem este domingo ao Padre Adelino Silva, fundador da JUNI

A JUNI - Jovens Unidos num Ideal promove este domingo uma homenagem ao fundador da colectividade. Por ocasião do vigésimo aniversário do falecimento, a JUNI evocar a sua memória e legado, numa iniciativa integrada nas comemorações do 50° Aniversário da fundação da colectividade.
De acordo com o programa, pelas 9h30, será colocada uma coroa de flores na campa do Reverendo Pe. Adelino Silva, no Cemitério Paroquial, seguindo-se a eucaristia de Acção de graças pelo Reverendo Pe. Adelino Silva na igreja paroquial e posteriormente uma homenagem ao fundador da JUNI no parque desportivo da JUNI.

Alguns apontamentos biográficos

O Padre Adelino Silva nasceu a 2 de novembro de 1933, no lugar da Feira, freguesia de Barroselas, Viana do Castelo, tendo falecido a 8 de agosto de2001, na freguesia de Santa Marinha da Costa, Guimarães, "à qual doou a sua vida de homem e de Padre e onde quis ficar sepultado, em campa rasa, por vontade própria, bem junto daqueles que serviu abnegadamente durante quarenta e um anos", escreve Jorge do Nascimento Silva, numa nota biográfica de sua autoria, enviada à nossa redação que, aqui, reproduzimos.

"Filho de Domingos Sebastião Martins da Silva e de Rosa Fernandes Maciel, e era o mais novo de nove irmãos Domingos Sebastião Martins da Silva e de Rosa Fernandes Maciel, era o mais novo de nove irmãos dos quais viu partir o Zé, o Manuel, o Joaquim, o António e o Aníbal. Fez a instrução primária na Escola da Igreja, em Barroselas (1940-1945), "coordenados pelo Chefe Gaspar, tendo sido aluno do saudoso professor Anselmo ao qual se referia sempre com emoção. Ainda menino ingressou nos seminários diocesanos de Braga onde foi sempre notado pela sua jovialidade e dinamismo. Foi ordenado Presbítero a 15 de agosto de 1958, na Sé Primacial de Braga e celebrou a Missa Nova a 31 de agosto do mesmo ano, na Igreja Paroquial de Barroselas.

Foi nomeado coadjutor da Matriz da Póvoa de Varzim, assumindo o cargo, nos primeiros dias de outubro do ano de 1958, acumulando no ensino, como professor de Moral, no então Liceu
da Póvoa de Varzim, cidade onde deixou muitos amigos. Passados dois anos é nomeado Pároco de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, tendo tomado posse a dois de outubro de 1960 e, ao mesmo tempo, dedicou-se ao ensino de Moral, Português e Francês no Colégio de Nossa Senhora da Conceição e, pouco depois, de Português e Francês no Seminário do Verbo Divino e ainda no Colégio Egas Moniz.
Homem de um dinamismo inigualável, aliás reconhecido por todos quantos conviviam com ele, ainda mal tinha acabado de tomar posse da Paróquia de Santa Marinha da Costa (2 de outubro
de 1960) já iniciava o restauro da Capela de S. Roque, com ampliação do corpo da mesma, mantendo-se apenas a Capela-Mor que constituía o todo da capela (1961-1962).

No dia 1 de setembro de 1963 fundou o Escutismo Católico, Corpo Nacional de Escutas (CNE), que veio dar uma nova dinâmica às actividades dos jovens na Paróquia", refere Jorge da Silva Nascimento, numa nota biográfica. "Nos anos de 1964 e 1965, procedeu às obras de restauro da Sacristia da Igreja Paroquial, com arranjo do tecto, do telhado e do emblema de S. Jerónimo que ameaçava ruínas. Ainda neste período de tempo levou a cabo obras na Igreja Paroquial, no adro e no escadório.
Em 13 de Junho de 1965, surge a primeira grande festa do seu pastorado com a Visita Pastoral de D. Manuel Ferreira Cabral, Bispo Auxiliar de Braga, que administrou o Crisma a 575 pessoas.
Nesse mesmo dia, foi benzida a primeira pedra, que seria colocada na residência Paroquial, obra que se estava a projectar. Desde o dia 27 de setembro de 1965 (dia da compra do terreno) até 31 de agosto de 1968 foi construída a Residência Paroquial, obra que ficaria acabada com os muros (em pedra) nos anos de 1968 a 1970.
No dia 29 de janeiro de 1971, em colaboração com um grupo de escuteiros, coordenados pelo Chefe Gaspar, fundou a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa, de cariz católica, “JUNI -
Jovens Unidos Num Ideal. Os anos que se seguiram foram momentos altos das diversas actividades da JUNI.
Em 1976, realizou mais um dos seus sonhos – compra do terreno para as futuras instalações do atual Parque Desportivo da JUNI, que se foi construindo, ao longo dos anos, até 1980. Foi
no dia 6 de julho, desse ano, que teve lugar a inauguração das piscinas, ringue, mini-pistas de atletismo, parque infantil, zonas de lazer, bar, balneários, com a presença das autoridades
civis, militares e religiosas, benfeitores e toda a população que ajudou a construir esta grande obra e que foi benzida por D. Manuel Ferreira Cabral, Bispo Auxiliar de Braga. Na época foi
uma obra de vanguarda no concelho.

Nesse dia teve lugar o maior acontecimento realizado na paróquia – o 1º Festival da JUNI. Entretanto foi criado, em 1 de fevereiro de 1977, o centro Paroquial e Social de Santa Marinha
da Costa que integra várias valências sendo de destacar as voltadas para a assistência aos idosos.
No dia 28 de junho de 1981, foi a vez de D. Eurico Dias Nogueira, Arcebispo Primaz, fazer a Visita Pastoral à Paróquia da Costa, administrando o Crisma a 300 jovens e participando no 2º
Festival da JUNI e na bênção do Salão Paroquial. 

No dia 3 de setembro de 1983, celebrou as Bodas de Prata sacerdotais com a presença de D. Joaquim Gonçalves, Bispo Auxiliar e toda a paróquia.
Nos anos de 1984 e 1985 foi impulsionador de novas obras de restauro da Sacristia e da Igreja, a cargo da Direcção dos Monumentos Nacionais do Norte.
Em 20 de Outubro de 1985, festejou as Bodas de Prata Paroquiais com os colegas de sacerdócio, familiares, amigos e paroquianos. Já antes, em 1 de agosto, tinha participado na
Inauguração Oficial da Pousada de Santa Marinha – obra que acompanhou ao longo dos anos tendo mantido uma proximidade com todos os diretores que por lá passaram.
Em 28 de Janeiro de 1993, foi-lhe atribuído o troféu “os 10 mais”, pela Rádio Fundação pelo que realizou no Campo Social, em Guimarães.

Foi o presidente da Comissão Executiva do Simpósio Mariológico – ciclo de conferências -, tendo como tema central a Penha, realizado na Sociedade Martins Sarmento, de 6 a 11 de
Setembro de 1993. 

Na sequência deste ciclo de conferências foi o organizador das Atas “Santuário de Nossa Senhora da Penha. Simpósio Mariológico.” Braga. Barbosa e Xavier, LDA, 1994. Ainda em junho de 1994, organizou o livro de Poemas “Cantar a Maria” – conjunto de poemas sobre a Virgem Maria. 

Em 24 de Junho de 1996, foi-lhe atribuída pela Câmara Municipal de Guimarães, enquanto fundador da JUNI, a medalha de mérito Social.
Em 1997, em protocolo com a Segurança Social, criou a valência de apoio domiciliário aos mais idosos e doentes da paróquia e freguesias circunvizinhas, embrião do que pretendia que fosse um Centro de Dia.
No dia 3 de junho de 1999, organizou um encontro apoteótico de jovens, integrado no Congresso Eucarístico Nacional, realizado no Estádio D. Afonso Henriques, com a participação de 1000 jovens como figurantes e com cerca de 20000 pessoas nas bancadas a assistir.

Foi o Fundador e Diretor da Revista JUNI ao longo da sua publicação (de outubro de 1980 a dezembro de 2000). Tive o privilégio de o acompanhar ao longo de toda a sua vida em Guimarães, partilhando
alegrias e tristezas, tempos de glória e tempos bem difíceis. A sua vida tem-me servido de exemplo a seguir. Herdei dele a pro-actividade e o envolvimento em causas ligadas à Cidade
que nos acolheu. Passados 20 anos do seu falecimento é bom recordar o carinho e a admiração que os paroquianos e muitos vimaranenses lhe dispensam. Um bem-haja a todos. Uma forma de o honrar será continuar a sua obra com o mesmo entusiasmo e determinação que sempre colocou em tudo na vida".


Marcações: Costa, homenagem, JUNI - Jovens Unidos num Ideal, Padre Adelino Silva

Imprimir Email