Festival de Canto Lírico de Guimarães preenche ruas e vielas da cidade

A Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense – ASMAV  vai levar a cabo, nos próximos dias 18 e 19 deste mês de Setembro, o III Festival de Canto Lírico de Guimarães, que vai contar com três momentos.

Trata-se de um festival de música de origem e genealogia operática, visando o culto e o desenvolvimento da voz e da composição musical e poética líricas.

Uma parte importante desta terceira edição do Festival de Canto Lírico de Guimarães irá ocorrer, este ano, ao ar livre, nas ruas, vielas, ilhas habitacionais e túneis, que vão desde a Zona de Couros até à Rua D. João I.

Um festival onde a poesia é cantada, onde a voz é o centro das atenções, segundo a presidente da ASMAV, Eva Machado. "A voz está no centro da organização e concepção deste festival, que temos a certeza que vai ficar no coração de todos os novos. Temos a certeza que este tipo de música alcança todas as pessoas, motivadas pelo conhecimento cultural", apontou  a responsável na apresentação do programa.  

A vereadora da Cultura da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, referiu que o festival é uma forma de se usufruir da cidade. "É uma oportunidade de mostrar aos vimaranenses e a quem nos visita este caminho improvável por uma parte da cidade desconhecida", disse. 

Francisco Teixeira, director artístico do festival, destacou o local que vai receber os espetáculos, numa zona "histórica" e "renovada''.

Assim, a Rua D. João I à Zona de Couros vai acolher no dia 18, às 16h00, o Atelier de òpera de Setúbal, com «Nessun Dorma» ("Que niguém durma"). No mesmo dia, «Dois homens e uma orquestra - Gala de Ópera» sobem ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor, num espetáculo que vai contar com a Orquestra do Norte, Marco Alves dos Santos e André Henriques, às 21h30.

Para o dia 19, está marcado o concerto  «A Nave dos Diabos», pela Companhia de Ópera de Setúbal. A iniciativa tem início pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor.

Marcações: Festival de Canto Lírico de Guimarães, ASMAV

Imprimir Email