Peregrinação à Penha: imagem da Virgem transportada este sábado da igreja de São Dâmaso para a igreja da Oliveira

No âmbito do programa da peregrinação anual à Penha, este sábado, a imagem de Nossa Senhora da Penha sairá da Igreja de S. Dâmaso em direcção à igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.

A saída da imagem está marcada para as 21h30, sendo o andor transportado numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

A 128.ª Grande Peregrinação à Penha vai realizar-se amanhã, mas ainda num formato diferente do tradicional e totalmente adaptado às regras definidas pelas autoridades de saúde em função do contexto pandémico. "Todo o figurino da maior peregrinação vimaranense foi, pelo segundo ano consecutivo, ajustado às regras de segurança e distanciamento social, não tendo lugar a normal procissão de fé entre a cidade e a montanha, mas apenas a solene missa campal, com cerca de 500 lugares marcados, que será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

A grandiosa Peregrinação à Penha vai, este ano, voltar a realizar-se no contexto atípico marcado pela pandemia da Covid-19, mas pela primeira vez na sua história terá integral transmissão televisiva, através da TVI. O canal televisivo vai também, no domingo, dedicar o programa “Somos Portugal” à Montanha da Penha, assegurando um total de mais de cinco horas de programação em direto, com festa, música e animação ao longo de toda a tarde. A grandiosa festa religiosa do Arciprestado de Guimarães e Vizela ficará ainda marcada, este ano, pela cerimónia do “adeus” à imagem de Nossa Senhora de Fátima, no final da eucaristia solene, marcando a despedida dos peregrinos da bela imagem da Mãe de Deus, que ao longo de cerca de dois esteve no Santuário da Penha", refere a Irmandade da Penha.

Este ano, em vez da tradicional procissão, que anualmente sai da cidade e sobe à Montanha da Penha, que não se realizará devido à pandemia, a imagem de Nossa Senhora da Penha será transportada, no domingo, pelas 10h00, da Igreja de Nª Sra. da Oliveira, pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães, em viatura, pelas ruas da cidade e da freguesia da Costa, permitindo que os populares assistam e saudem a sua passagem, no percurso e a partir de casa.

O acolhimenrto da imagem na Penha está marcado para as 10h50, altura em que o andor de Nossa Senhora da Penha será levada em ombros no percurso entre o Largo do Cruzeiro e o altar do Santuário, onde terá lugar a eucaristia solene campal, pelas 11h00, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, com transmissão televisiva na TVI.

Toda a celebração eucarística decorrerá ao ar livre e em moldes especiais, de forma a garantir todas condições de segurança, com lugares sentados e limitados ao recinto, uso obrigatório de máscara, distanciamento mínimo de dois metros, percursos e circulação assinalados e outras necessárias restrições, com informações e orientações disponíveis para todos os peregrinos no local.

O acesso dos peregrinos ao Santuário da Penha está assegurado ao longo de todo o dia de domingo, permitindo o encontro dos peregrinos com a imagem de Nossa Senhora da Penha, evitando os ajuntamentos.

A Irmandade volta também a apelar ao uso do teleférico e solicita a todos que evitem, por todos os meios, qualquer ajuntamento popular, cumprindo todas as normas de segurança e saúde.

Marcações: igreja da Oliveira, Grande Peregrinação à Penha, igreja de São Dâmaso

Imprimir Email