Sobreiros da Citânia de Briteiros mereceram visita do ICNF

A Sociedade Martins Sarmento anunciou que duas técnicas do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) deslocaram-se, no passado dia 21, à Citânia de Briteiros, na sequência da intervenção de emergência realizada num dos sobreiros mais antigos deste sítio arqueológico.

"Além de observar a intervenção feita, esta visita permitiu trocar impressões sobre boas práticas de conservação dos sobreiros e do restante arvoredo, incluindo o controlo da regeneração vegetal em estruturas arqueológicas", refere em comunicado.

"As indicações prestadas pelas técnicas do ICNF serão úteis para a gestão do arvoredo da Citânia de Briteiros, numa perspetiva de longo prazo, de modo a harmonizá-la com a conservação dos valores arqueológicos existentes", acrescenta.

A prioridade da Sociedade Martins Sarmento será a de garantir a segurança dos visitantes, com o apoio de inspeções fitossanitárias, como a que em 2020 foi feita por uma equipa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desta inspeção, aliás, resultaram intervenções pontuais no arvoredo da Citânia, executadas pela Vitrus Ambiente, e colocação de sinalética junto a algumas árvores.

A Sociedade Martins Sarmento, em articulação e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, procurará assegurar os recursos técnicos e financeiros que permitam continuar a tratar, de forma adequada, a cobertura vegetal da Citânia de Briteiros, assim como do Castro de Sabroso.

Recorde-se que neste castro irá iniciar-se em breve um programa de reabilitação arqueológica, que incluirá a plantação criteriosa de espécies autóctones.

Marcações: Citânia de Briteiros, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, sobreiros

Imprimir Email