Presidente da Câmara concorda: «As Festas Nicolinas são dos estudantes»

"As Festas Nicolinas são dos estudantes". A afirmação foi feita, esta segunda-feira, pelo Presidente da Câmara de Guimarães, ao pronunciar-se sobre o facto do Pregão Nicolino não ter sido proferido, como habitualmente, de uma das varandas dos Paços do Concelho.

No final da reunião do Executivo vimaranense, após ser questionado pelos jornalistas, Domingos Bragança adiantou que esteve no interior do edifício "das 14h30 às 19h00". "Como todos os anos faço, estou aqui neste espaço do salão nobre e da presidência. Alertei o Chefe do Gabinete da Presidência para abrirem todas as portas para que quando chegassem pudessem estar comigo. Depois, disseram-me que o Pregão foi lido no largo fronteiro à Câmara Municipal. Respeito a decisão da Comissão de Festas", indicou, acrescentando: "estou de acordo. As Festas Nicolinas são dos estudantes e a Câmara dará todo o apoio solicitado, que eles quiserem, que eles entendam e puder ser dado, tendo como única restrição - a prioridade é para a saúde pública no âmbito da pandemia". "As Festas Nicolinas são muito importantes para a nossa Cidade. Estou sempre disponível e também o estive durante o dia de ontem".

Aliás, o Presidente da Câmara revelou que logo à noite assistirá às Danças de São Nicolau, espectáculo marcado para o Centro Cultural de Vila Flor e para o qual disse ter sido convidado.

No final da reunião, confrontado com o facto do Pregão Nicolino não ter sido lido na varanda dos Paços do Concelho, o Vereador do PSD, Bruno Fernandes, comentou: "acho que houve talvez uma falha de articulação e de comunicação da parte do Município, que tem regras de saúde que tem de cumprir. Mas, as decisões tomadas têm de envolver todas as partes. Esta reação surge na sequência de não ter havido uma correta articulação, mas é uma decisão da Comissão que não me compete comentar. As Festas Nicolinas são muito importantes. O Município tem uma parte de responsabilidade na organização, quanto mais não seja pelas autorizações de ocupação do espaço público e por toda a participação e envolvência nas Festas. Havendo alterações àquilo que tem sido a prática, elas têm de ser trabalhadas com todas as partes".

Ontem, o Pregão Nicolino não foi lido na varanda dos Paços do Concelho, uma situação justificada pela Comissão, alegando que "quem manda nas festas são os estudantes".

Marcações: Presidente da Câmara de Guimarães, Festas Nicolinas

Imprimir Email