Caldas das Taipas acolhe comemorações do Dia Europeu do Peregrino

A delegação de Guimarães, da Associação Espaço Jacobeus, celebra o "Dia Europeu do Peregrino", com comemorações marcadas para esta sexta-feira e amanhã, dedicadas ao tema "História, mitologia e Caminho de Santiago em Guimarães".

De acordo com o programa, esta sexta-feira, a iniciativa conta com uma conferência às 22h30, sobre "Santiago, culto e oculto", com a participação de Vitor Manuel Adrião, seguindo-se uma queimada galega à meia-noite, um momento que proporcionará a confraternização, partilha, amizade e reflexão entre peregrinos.

O evento vai decorrer na sala multiusos do antigo mercado municipal, nas Caldas das Taipas.

Amanhã, no mesmo local, às 10h30, será inaugurada uma exposição e um mural da autoria de Jorge Coelho. Durante a tarde, pelas 15h30, realiza-se uma conferência sobre caminhos jacobeus, contando com a presença do Presidente da Junta de Caldelas, Luís Soares, representantes da Associação Amigos do Caminho São Rosendo e Rainha Santa, o investigador jacobeu Manuel Pinto e do peregrino José Capela.

Nesta iniciativa, a delegação de Guimarães, da Associação Espaço Jacobeus, vai colocar em evidência o Caminho de São Rosendo, com início no concelho de Santo Tirso, itinerário que cruza com o Caminho de Torres nas Caldas das Taipas, seguindo depois por Braga e pela Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, seguindo os passos de três santos pela milenar calçada romana Vía Nova.

sexta, 13 outubro 2023 18:27 em Cultura

Marcações: Associação Espaço Jacobeus

Imprimir