Instituto Confúcio da UMinho apresenta exposição de caligrafia de Ambrose So

O artista, filantropo e ex-director da Sociedade de Jogos de Macau, Ambrose So, inaugura esta quinta-feira no Paço dos Duques, em Guimarães, a exposição «Um janus cultural – a complexidade de Macau em exibição caligráfica», da qual é curador e que evoca o papel de Macau entre o Oriente e Ocidente.

A mostra vai ficar patente ao público até 31 de Dezembro e é promovida pelo ICUM, com o apoio do Paço dos Duques (Ministério da Cultura e Direção Regional de Cultura do Norte).
Através de 17 painéis de caligrafia, a exposição evoca o modo de vida dos macaenses em poemas ou escritos antigos sobre a Cidade. Dá também a conhecer o antigo posicionamento de Macau no cenário mundial e reflecte a complexidade daquele território em actividades culturais e comerciais aquando da sua administração portuguesa.
A mostra insere-se no plano de actividades do ICUM, o primeiro Instituto Confúcio em Portugal, que promove há 17 anos diversas formações, conferências, workshops, concursos, bolsas, performances culturais e desportivas e um projecto-piloto de mandarim.

Ambrose So Shu Fai tem dinamizado o diálogo cultural, económico e diplomático entre a China e os países lusófonos. É um artista dedicado à caligrafia chinesa, inspirado nas matrizes da cultura em Macau, e preside a Associação de Caligrafia Jiazi e a Fundação Sino-Latina de Macau, entre outras. Tem obras suas em colecções de instituições de referência em Hong Kong, Macau, China e EUA.
Ambrose So foi condecorado com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República Portuguesa e a Medalha e Mérito Cultural pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau. É igualmente conhecido como empresário e por ter sido secretário de Stanley Ho, o antigo magnata dos casinos macaenses e portugueses.

A inauguração é esta quinta-feira, às 17h00.


quinta, 30 novembro 2023 16:17 em Cultura

Marcações: Ambrose So

Imprimir