Maria João Soares recebe voto de louvor da vereação vimaranense

A vereação vimaranense aprovou por unanimidade a atribuição de um voto de louvor à jovem vimaranense Maria João Soares, 2ª classificada no 11º The Voice Portugal.

"Natural de Creixomil e actualmente a frequentar a Licenciatura em Educação na Universidade do Minho, Maria João Soares, de 19 anos, “nasceu” para a música ainda criança em reuniões familiares, acompanhando a sua mãe no coro paroquial ou em casa dos avós em quando fingia tocar piano numa tábua de passar a ferro e fazia da vassoura o seu microfone.

A sua paixão fez com que frequentasse o Conservatório de Guimarães em regime de ensino articulado, tendo estudado coro, canto, História da Música e Análise e Técnicas de Composição. Concluiu o Curso de Canto do Secundário com elevadas classificações tendo deixado nos seus professores uma memória viva de dedicação, vocação e espírito de entreajuda para com os seus colegas", realça o texto lido esta manhã durante a sessão da vereação.

"Após uma primeira tentativa há dois anos, na 11ª edição do competitivo concurso The Voice Portugal Maria João Soares percorreu todas as etapas com brilhantismo, até atingir a final, onde se veio a classificar em 2º lugar, a curtíssima distância do vencedor.

Interpretando um conjunto de temas da música portuguesa de forma muito personalizada e autêntica, Maria João Soares foi conquistando a vasta audiência do programa, não apenas pela qualidade da voz e originalidade do timbre, mas igualmente pela sua humildade e simpatia genuínas.

Num concurso muito exigente pela diversidade de géneros que os participantes são chamados a interpretar, Maria João Soares foi revelando, a cada semana, uma melhoria constante, um maior domínio das suas capacidades e um desempenho em palco cada vez mais seguro e empático", refere.

"À medida que foi vencendo etapas, Guimarães mobilizou-se entusiástica e orgulhosamente no apoio à sua representante, que reconhece como foi importante sentir o reconhecimento e afeto dos seus conterrâneos, que aguardam, agora, com fundadas expectativas, o desenvolvimento da sua carreira musical.

O desempenho e resultado de Maria João Soares no 11º The Voice Portugal é, por isso, amplamente merecedor de reconhecimento público, que proponho seja expresso pelo Município através da aprovação do presente Voto de Louvor", conclui o voto de louvor, assinado pelo Presidente da Câmara Municipal.

De salientar, que o voto de louvor tinha sido sugerido na anterior sessão pelo vereador do PSD, Ricardo Araújo, merecendo a concordância na ocasião do Presidente da Câmara.

Curiosamente, a votação decorreu esta manhã, durante o tempo em que a sessão do Executivo foi presidida pelo vereador da cultura. Paulo Lopes Silva abriu os trabalhos da reunião, dado que o Presidente da Câmara encontrava-se a representar o município na abertura do Encontro Internacional de Educação Ambiental. Após essa participação, a meio da sessão, Domingos Bragança passou a conduzir os trabalhos da vereação.

quinta, 25 janeiro 2024 18:47 em Cultura

Marcações: Maria João Soares

Imprimir