Feira dos 27 anima esta terça-feira vila de São Torcato

Esta terça-feira é dia de Feira dos 27. É uma tradição ancestral promovida pela Irmandade de São Torcato e que contará com a presença do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Recorde-se que Augusto Santos Silva baseou a sua tese de doutoramento, denominada Tempos Cruzados, na vida e costumes do vale de São Torcato.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Juiz da Irmandade de S. Torcato fala de uma edição da feira dos 27 que é "histórica". "É um ano especial porque se comemoram os 750 anos da primeira referência escrita à existência da Irmandade e, simultaneamente, assinalam-se os 850 anos da Carta de Couto, documento que define o território de S. Torcato de então. E, portanto, pode dizer-se que S. Torcato nasce com D. Afonso Henriques e com a nacionalidade portuguesa", afirmou Paulo Novais.

O programa da Feira dos 27, esta terça-feira, Ã s 10h00, há missa solene, meia hora depois há desfile dos animais para o recinto do concurso, seguido de benção à natureza. Pelas 11h00 realiza-se o concurso pecuário de gado bovino e, às 11h30, decorre a distribuição de prémios e troféus.

Da parte da tarde, pelas 15h00, há cantares ao desafio e, meia hora depois, há garraiada à minhota. A partir das 16h00, actua o Grupo Folclórico de S. Torcato, terminando o programa com o sorteio de três prémios.

terça, 27 fevereiro 2024 09:27 em Cultura

Marcações: Feira dos 27

Imprimir