Sociedade Martins Sarmento debate "O Tempo de Gil Vicente"

Em plenas comemorações do V Centenário do Teatro Português, a Sociedade Martins Sarmento vai acolher, sexta-feira e sábado, um seminário intitulado "O Tempo de Gil Vicente". A organização aposta num programa rico e diverso para debater a vida e a obra do pai do teatro nacional. Santos Simões diz que o fundamental da iniciativa é a comemoração do 5º centenário do teatro português. E, como a criação do teatro português está, indissulovelmente, ligado à figura de Gil Vicente, num período entre 1450 e 1550, a organização achou importante traçar
uma panorâmica do tempo que viveu Gil Vicente. "Saber quais foram os condicionalismos e as ordens literárias, políticas, religiosas. Através de 10 comunicações vai fazer-se uma análise desse período rico em que viveu Gil Vicente". De resto, foi nesse período que, por exemplo, foram descobertos o caminho marítimo para a Indía e o Brasil.
Paralelamente ao seminário vai ser inaugurada uma exposição intitulada "Gil Vicente e Guimarães". "É uma mostra muito interessante. A imprensa vai relatar todo o relacionamento que a nossa região teve com a figura de Gil Vicente, desde 1880, apontando as datas mais festivas ligadas aos centenários, quer da criação do teatro, quer do nascimento e morte do poeta" sublinha Santos Simões. O seminário vai ainda contar com uma outra iniciativa inovadora: um concerto com as cantigas de Gil Vicente, musicadas por um especialista, o português Fernando Marques, que se doutorou sobre a matéria numa Universidade de Paris. O teatro vai, igualmente, marcar presença. Em cena vão estar "O Monólogo do Vaqueiro" pelo Grupo de Teatro de Ensaio Raúl Brandão e um diálogo com Gil Vicente, onde serão interpretadas várias figuras do pai do teatro português.

Marcações: Cultura

Imprimir Email