Pedro Martins: «17 pontos não mostram diferença entre Vitória e Sp. Braga»


Pedro Martins considera fundamental vencer o Sp. Braga, no domingo, no dérbie da 23.ª jornada da 1.ª Liga, para o Vitória continua na luta por um lugar que garanta o acesso à Liga Europa na próxima época.

Na antevisão da partida, esta sexta-feira, o treinador do Vitória rejeitou a ideia de que vencer o encontro com o Sp. Braga se trate de uma questão de orgulho, quando as duas equipa estão separadas por 17 pontos: “É um jogo de futebol e não uma questão orgulho. É um jogo importante porque são três pontos em disputa e vamos entrar numa fase muito importante do campeonato. Faltam 36 pontos em jogo e, portanto, pela desvantagem que temos para o quinto lugar o fundamental são os três pontos. É nessa perspetiva que vemos este jogo, independentemente do adversário. Sei que para os adeptos, pela envolvência das cidades é um jogo diferente, mas sendo profissionais este jogo é importante pelos três pontos”.

Pedro Martins entende que os 17 pontos que separam o Vitória do Sp. Braga, que segue isolado no quarto lugar, não ilustram a diferença de valor entre os dois clubes: “Não mostram a diferença. Nesta fase não pensaríamos que podia acontecer esta diferença de 17 pontos. Também gostaríamos estar no quarto lugar. No ano passado, nesta fase, também estávamos bastante atrasados e acabamos por ter uma vantagem significativa sobre o quinto. O nosso trabalho é tentar atingir uma prova europeia. Em 96 anos de história o Vitória foi 16 vezes a uma prova europeia. É prestigiante chegar lá, independentemente de ficarmos em quarto ou quintos”.

Na antevisão do jogo com o Sp. Braga, Pedro Martins queixou-se da actuação do vídeo árbitro: ““Falo porque estou insatisfeito, os jogadores estão insatisfeitos, a Administração está insatisfeita. O VAR tem deixado muito aquém o que pode e deve fazer. É uma ferramenta absolutamente genial, mas tenho de demonstrar a minha descrença por não ter ajuízado da melhor forma. Também lamento que se venham desculpar situações que ocorreram na jornada anterior, quando não fazem connosco com situações de facto. O Vitória merecia um tratamento igual ao que outros têm tido. Recordo os jogos com Moreirense, Chaves e Boavista, que nos penalizam imenso, que nos podiam colocar numa posição diferente. Para uns jogos há desculpas, para outros não há. Não gosto que o façam só para alguns clubes.

No lançamento do jogo com o Sp. Braga, Pedro Martins pediu o apoio dos adeptos: “O Sp. Braga tem estado muito estável durante a época. Não vamos encontrar uma equipa destroçada porque teve um resultado negativo. Já tinha dito que o Marselha é uma equipa com nível de Champions. Estamos preparados para encontrar o melhor Sp. Braga. Tenho a certeza que o nosso inferno branco vai estar pronto para dar uma demonstração de poder e força”.

O treinador abordou ainda o episódio de Konan, que se queixou de insultos racistas: “Qualquer acto racista é condenável. Um dia antes vimos os nossos adeptos juntos com a equipa. O Vitória é muito mais do que três ou quatro pessoas, quando isto aconteceu ao Konan, todo o grupo saiu em sua defesa. Isso demonstra que estamos juntos, contrariando o que muita gente possa dizer e pensar. Estamos prontos para protegê-lo”.

Marcações: Vitória, Guimarães, treinador, Sp. Braga, Pedro Martins, dérbie, vídeo árbitro

Imprimir Email