Guimarães quer receber fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2019

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) formalizou ontem, ao início da tarde, a sua candidatura à organização das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2019. A sessão decorreu no Auditório Nobre da Câmara Municipal de Guimarães.

Esta candidatura, em conjunto com a Universidade do Minho, Serviços de Acção Social da UMinho e Câmara Municipal de Guimarães, pretende versar-se sobre a organização das primeiras fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários sobre o mote da sustentabilidade ambiental. Esta foi uma das razões que contribuíram para que a AAUM escolhesse a cidade de Guimarães para a possível organização desta iniciativa, como explicou o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis. Relativamente à questão ambiental Nuno Reis salientou o papel do Laboratório da Paisagem que será essencial "no aconselhamento da sustentabilidade ambiental". O Presidente da AAUM diz que a associação que dirige pretende continuar "a colocar mais atletas da Universidade do Minho em competição".

Caso Guimarães seja a cidade escolhida para a realização destes jogos serão sete as modalidades em competição sendo que existe uma candidatura paralela para a organização do Campeonato Universitário Nacional de Ginástica Artística e do Campeonato Universitário de Hóquei em Patins. Ao todo são esperados mais de 2500 atletas durante duas semanas de competição. Esta é a oitava vez que a AAUM concorre à organização dos jogos, sendo que a última vez que os mesmos decorreram em Guimarães foi em 2015 numa organização conjunta com Braga. Desta vez a Cidade-Berço concorre sozinha contra Lisboa que pretende também receber a organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários do próximo ano. Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), adjectivou a candidatura vimaranense como uma "candidatura de qualidade". A cidade escolhida será conhecida no final da próxima semana.

A candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia em 2020 foi - como já escrevemos - salientada nesta sessão. Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães explicou aos jornalistas que faz todo o sentido "cruzar o desporto com a sustentabilidade ambiental". "Somos referência na área desportiva, estamos a trabalhar para sermos referência na área ambiental, por isso faz todo o sentido cruzar o desporto e a sustentabilidade ambiental", referiu o Autarca.

Guimarães quer ter Escola Superior de Desporto

O Autarca vimaranense aproveitou a formalização da candidatura à organização das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários para lançar um desafio à Academia Minhota. Domingos Bragança considera que faz sentido instalar em Guimarães uma Escola Superior de Desporto. "Temos estado a trabalhar, já o fizemos com a anterior reitoria e agora com o novo Reitor, sempre que temos reuniões nós apresentamos esta pretensão para que a Universidade do Minho, e se possível aqui no Campus de Azurém em Guimarães, tenha esta Escola Superior de Desporto", disse. O Edil afirmou mesmo que a cidade de Guimarães está "preparada e merece ter aqui uma Escola Superior de Desporto".
Recorde-se que na Universidade do Minho não inclui o Desporto na sua oferta formativa. Ainda assim, exemplo da dimensão desportiva da Academia, na próxima sexta-feira a Universidade do Minho irá receber em Madrid, Espanha, da European University Sports Association (EUSA), o prémio de «Universidade mais activa da Europa».

quarta, 11 abril 2018 12:07 em Desporto

Marcações: AAUM, Campeonatos Nacionais Universitários 2019

Imprimir