Centro de Ciclismo do Minho em Souto Santa Maria pode receber escola

A 2.ª fase do Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães foi inaugurada esta sexta-feira, 6 de julho, no Parque Desportivo de Souto Santa Maria.

Integrando uma pista de Cross Country Olímpico, o Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães, pretende ser um espaço para a prática de ciclismo de competição e de lazer, podendo ser utilizado por qualquer cidadão, independentemente do nível de progresso físico e técnico e admitindo soluções e alternativas compatíveis com as faixas etárias, características e motivações dos praticantes.

O presidente da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), José Luís Ribeiro, mostrou-se satisfeito pela “concretização de um sonho” e pelo “momento importante para a Associação e para o ciclismo do Minho”. “Esta é uma pista de Cross Country Olímpico de topo mundial. Com a conclusão da 2.ª fase, é possível praticar BTT em condições de segurança. Queremos que este projecto crie uma nova centralidade em Souto Santa Maria e contribua para o desenvolvimento da região”, afirmou o responsável, agradecendo ao ex-presidente da Junta de Souto Santa Maria, Dionísio Ribeiro, que “deu condições para que este parque de lazer seja uma referência”.

Já o presidente da União das Freguesias de Souto Sta Maria, Souto S. Salvador e Gondomar, Manuel Cardoso, enalteceu a inauguração de “uma mais-valia para o concelho”.

As obras da segunda fase do Centro de Ciclismo do Minho contemplam a construção de uma passagem inferior para os ciclistas na zona da entrada do Parque Desportivo de Souto Santa Maria, procurando-se assim melhorar as condições de segurança e eliminar o cruzamento do trajeto para as bicicletas com a estrada de acesso de viaturas ao Parque.

Para a área dos percursos de BTT foi prevista a implantação de uma passagem superior destinada aos ciclistas, visando a melhoria e a criação de mais alternativas de trajetos. Está igualmente contemplada a repavimentação dos percursos, na extensão total de cerca de 7,5 quilómetros, drenagem de águas pluviais e outros melhoramentos.

O presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, elogiou a obra e revelou o desejo de criar uma "Escola de Ciclismo" naquele espaço. “Vamos continuar com este investimento. O Parque de Lazer tem uma grande dimensão, com infraestruturas muito interessantes. Temos todas as condições para instalar mais valências para o ciclismo, mas queria que se implementasse uma Escola de Ciclismo. Uma escola que servisse para dar formação aos mais jovens de como andar de bicicleta com segurança”, referiu o autarca.

Depois da realização das obras da 2ª fase, o Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria) acolherá em julho um evento de teste para o Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário cuja competição, masculina e feminina, será realizada no dia 1 de agosto.

Após a inauguração foi dada a partida para a primeira etapa do 30,º Grande Prémio do Minho – Juniores que decorrerá de 6 a 8 de julho.

Marcações: Desporto, ciclismo, ACM, Souto santa maria

Imprimir Email