Unidade de apoio ao Alto Rendimento na Escola cria condições para o sucesso escolar dos atletas

A assinatura de protocolo da Unidade de apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), celebrado entre o Município de Guimarães, a Escola Secundária Martins Sarmento, o Agrupamento de Escolas João de Meira e o Vitória Sport Clube, decorreu esta decorreu esta segunda-feira com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

Esta cooperação tem o intuito de conciliar ao sucesso escolar o sucesso desportivo, tendo como foco o ensino básico e secundário, enquadrado no perfil alunos-atletas.

A directora da Secundária Martins Sarmento, Ana Maria Silva, falou de um dia "especial", que torna a escola "mais atractiva". Já Manuela Ferreira, do Agrupamento de Escolas João de Meira, sublinhou que este é um projecto de grande "relevância", que contribui para o "sucesso dos alunos".

Em representação da Câmara Municipal de Guimarães esteve presente na cerimónia a vice-presidente Adelina Paula Pinto, que referiu que o protocolo faz com que a população vimaranense seja "mais qualificada". "Muitas vezes havia um divórcio com os grande atletas com a escola. As UAARE's nascem de um compromisso", disse.

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, espera que as Unidades de apoio ao Alto Rendimento na Escola consigam dar condições aos jovens atletas com alto rendimento desportivo nas escolas. "Estas unidades dão a oportunidade aos alunos de ter um professor na escola a acompanhar, com um ensino à distância, para ter um alto rendimento desportivo ao mesmo tempo que mantém um alto rendimento académico", explicou.

A Unidade de apoio ao Alto Rendimento na Escola está no terreno há dois anos e pretende integrar 300 alunos-atletas no próximo ano lectivo. O projecto que iniciou com quatro escolas tem neste momento 16 estabelecimentos de ensino contemplados.

O Vitória com cerca de 1000 atletas inseridos em 13 modalidade é uma das partes integrantes do protocolo. O vice-presidente do Vitória, Pedro Coelho Lima, adianta que o clube quer ir mais longe, criando uma extensão escolar na Academia. "Trabalhámos de forma a que o Vitória fosse o primeiro clube do país a ter uma 'Escola Aprender Mais', que consiste em ter uma sala de aula na Academia com as mesmas condições que a UAARE, que vai ser extensível a todas as modalidades". O Vitória tem 30 elementos já referenciados para ser inseridos na UAARE.

Marcações: Desporto, Vitória, Escola Secundária Martins Sarmento, UAARE, Unidade de apoio ao Alto Rendimento na Escola, Escola Secundária Martins Sarmento, o Agrupamento de Escolas João de Meira

Imprimir Email